A corrida é um exercício de natureza aeróbia. Ou seja, é um exercício no qual a libertação de energia nas células utiliza o oxigénio como catalisador. Sendo uma atividade física bastante exigente, torna-se essencial saber respirar corretamente de modo a conseguir fornecer oxigénio na quantidade necessária às suas células. A forma de respirar irá assim determinar o rendimento do treino e a quantidade de calorias queimadas. Saiba mais sobre como respirar corretamente enquanto corre, e conheça algumas dicas importantes para melhorar a sua respiração durante o exercício.
Como respirar durante a corrida
Antes de mais, e apesar da importância da respiração para o rendimento do seu treino e para o consumo de calorias, é necessário lembrar que respirar é algo de natural, e que o seu corpo adapta automaticamente às suas necessidades. Por essa razão é que fica ofegante quando faz um exercício mais intenso, e respira mais lentamente enquanto dorme.
Se estiver parado, sem estar envolvido numa atividade intensa, o seu organismo tem uma respiração com um ritmo normal, utilizando as fossas nasais para a ventilação pulmonar. A respiração nasal irá garantir uma melhor qualidade do ar, devido à filtração que ocorre nestes canais, mas também que o ar chegue aos pulmões aquecido. Contudo, numa atividade física intensa, a prioridade é fazer chegar maior quantidade de oxigénio, e mais rapidamente, às células. Por essa razão muitas vezes respira-se pela boca durante um exercício. Para que consiga respirar o mais corretamente possível enquanto corre, há algumas dicas que deve seguir.
Dicas para respirar corretamente enquanto corre
Quando está a inspirar ar, tanto o abdómen como o peito insuflam. No entanto, para saber se está a respirar corretamente, o abdómen deve insuflar primeiro.
Outra dica importante é expirar o ar mais lentamente do que quando inspirou, pois dessa forma consegue aumentar a quantidade de dióxido de carbono eliminado, e assim, abrir espaço para uma entrada maior de oxigénio.
Os movimentos corretos da inspiração podem e devem ser treinados. A respiração mais correta para a corrida inicia-se pelo abdómen, segue pelas costelas, terminando no fim na caixa torácica. Ao treinar este movimento estará a prevenir a chamada “dor de burro”, pois reduz a tensão do diafragma. A dor de burro é provocada pela contração e relaxamento muito frequentes num espaço curto de tempo, causando um espasmo que dá origem à temível dor que ocorre na lateral do abdómen.
Siga as nossas dicas e comece já a melhorar a qualidade da sua respiração enquanto corre.