Os elementos mais temidos e danosos para o organismo são os conhecidos radicais livres. Liberados naturalmente pelo nosso metabolismo, eles, quando em excesso, podem causar o envelhecimento precoce em virtude de provocarem a morte celular e até doenças degenerativas.
Pele ressecada e enrugada, unhas e cabelos quebradiços podem ser reflexos das toxinas e radicais livres em ação no nosso corpo. Quando em conjunto, os danos podem ser mais graves e mais difíceis de reverter.
Mas… existe uma forma natural, acessível e saudável de evitar a ação desses elementos. Alguns alimentos podem auxiliar, e muito, no combate ao envelhecimento precoce, melhorando claramente o aspecto da nossa pele.
Tabela de Conteúdos
Que alimentos são bons para a beleza da pele?
Não só responsáveis por deixar a pele mais bonita, os alimentos aqui apresentados possuem a propriedade de melhorar o desempenho do metabolismo, do funcionamento do organismo.
1º É preciso desintoxicar!
Com o passar dos anos, o corpo deixa de produzir a quantidade ideal de enzimas responsáveis pelo combate aos radicais, sendo necessária a reposição de elementos que possuem a mesma propriedade dessas enzimas.
Os alimentos conhecidos como antioxidantes são capazes de combater a ação das substâncias tóxicas e ao mesmo tempo combater os radicais livres. Eles funcionam como agentes auxiliares àquelas enzimas, potencializando os seus resultados.
O que comer?
Alimentos que sejam ricos em vitaminas C e E, betacaroteno, selênio e outros nutrientes.
O betacaroteno, quando em nosso organismo, é revertido em vitamina A. Ele age combatendo a morte celular, melhorando a aparência e saúde da pele, contribui para produção da melanina (responsável pela pigmentação da pele) e para a saúde da visão, cabelos e dentes.
Alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, abacaxi, goiaba, melão, kiwi, manga, morango, brócolis, couve-flor e pimentão.
A vitamina C é antioxidante. Ela combate o envelhecimento, melhora a ação do sistema imunológico, proporciona uma melhor absorção do ferro e auxilia na manutenção do colágeno, o que potencializa o seu efeito antienvelhecimento.
Alimentos ricos em vitamina E: sementes de girassol, amendoim, castanha-do-pará, nozes, óleo se soja, milho, feijão-verde, ervilhas, azeite, alface, salsa e couve.
A vitamina E combate o envelhecimento celular, o que favorece não só a pele, mas também os cabelos e unhas. Assim como a vitamina C, ela também fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência do corpo contra a ação de agentes infecciosos.
A vitamina E, ainda, auxilia na manutenção do fígado e de outros órgãos e funciona como um importante diurético.
Mais dicas
Não é só a alimentação que influência na saúde da nossa pele. Os fatores externos podem também ser cruciais quando o assunto é preservação da pele.
Para se ter uma pele saudável e bonita é necessário evitar as seguintes situações: exposição excessiva ao sol (principalmente sem a devida proteção); poluição; alimentos com altas concentrações de conservantes e pesticidas e estresse, pois elas podem contribuir para a reprodução de toxinas em nosso corpo.
Créditos: Sare Drogarias