O trânsito, o despertador, as obras na rua, a contaminação acústica, o trabalho, a má alimentação, as presas… Vivemos rodeados de stress que afecta a nossa saúde física e emocional muito mais do que pensamos.
Algumas pessoas suportam o stress melhor do que outras. E você? Se a ansiedade e o stress estão a apoderar-se da sua vida e o afectam cada vez mais, então não perca os conselhos dos profissionais para lhe trazer alguma paz à sua vida.
Tabela de Conteúdos
Aprenda a dizer NÃO
Está saturado de trabalho e de problemas? Por vezes é preciso dizer NÃO, quer seja no trabalho, com os amigos ou até mesmo na nossa própria casa. Não fique saturado, nem se comprometa, e peça ajuda quando for necessário.
Ser precavido e ter uma agenda bem planeada também ajuda a suportar melhor a carga de trabalho. Assim e para evitar surpresas, o nosso conselho é que distribua as suas tarefas com uma agenda bem organizada. E não se esqueça de guardar algum tempo livre também para si.
Tempo livre
Dedique algum tempo de lazer para si mesmo, para os seus passatempos, amigos, familiares, para a sua cara-metade… Esta é uma excelente forma de reduzir o stress no dia-a-dia.
Desporto
Os especialistas também nos recordam a importância do desporto para ajudar a reduzir o stress, e consequentemente para melhorar a nossa saúde. Uma sessão de exercício físico é uma excelente terapia anti-stress. Dê uma corrida pela natureza, jogue uma partida de futebol com os amigos, ou refresque-se com um revigorante mergulho na piscina. A sua mente e o seu corpo irão agradecer.
Momentos de prazer
Outra boa forma de controlar o stress é concedendo a nós próprios alguns momentos de descontracção e desligarmo-nos de tudo. Faça um passeio pelo campo, uma escapadela de fim-de-semana, um bom filme, um banho de espuma, um chocolate, um convívio com os amigos… O que o faz feliz? Conceda a si mesmo alguns momentos de prazer.
Tal como referimos anteriormente, algumas pessoas suportam o stress melhor do que outras. Apesar de tudo, quando a ansiedade e o stress começam a afectar seriamente a sua saúde, deve recorrer à ajuda de um psicológico. Porque a longo prazo, o stress pode ter consequências mais sérias do que pensamos.