Rica Saude

Como funciona a Dieta das Cores

dieta das coresNo mundo dos alimentos, cada cor corresponde a substâncias e nutrientes diferentes. Dessa forma, ao fazer um prato cheio de cor, consegue-se ingerir um conjunto variado de alimentos, que nutre e dá saúde ao organismo. Baseado neste pressuposto, surgiu a dieta das cores. Nesta dieta é essencial ingerir todos os dias um alimento de cada cor, no mínimo. É assim uma dieta não restritiva, já que não proíbe qualquer grupo de alimentos.
No entanto, é importante perceber que, ao ingerir alimentos de várias cores, o seu prato ficará coberto na maioria por frutos e vegetais. Como estes alimentos são ricos em águas, fibras, vitaminas e minerais, conseguirá ingerir todos os nutrientes essenciais, sem no entanto ter uma alimentação exageradamente calórica. Além disso, estes alimentos ajudam também a saciar a fome, o que será um forte aliado na perda de peso.
Mas a dieta das cores não traz apenas benefícios no emagrecimento. Ao ingerir diariamente alimentos como legumes, frutas e hortaliças, estará a fornecer ao seu organismo substâncias reguladoras e protetoras, que terão um papel fundamental na redução do risco de desenvolvimento de doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, cancros e outras doenças.

Dieta das cores

Na dieta das cores, os alimentos estão divididos em seus grupos, correspondendo cada grupo a uma cor. Assim, ao fazer o seu prato, ou a definir a sua dieta diária, basta incluir uma ou mais porções de cada cor. Conheça de seguida os alimentos de cada grupo alimentar na dieta das cores.

Alimentos brancos

Os alimentos brancos são importantes para a manutenção da saúde dos ossos, já que são ricos em fósforo e cálcio. Como exemplos de alimentos brancos temos a banana, cebola, batata, alho, nabo, rabanete, pera e maçã.

Alimentos vermelhos

Os alimentos de cor vermelha são ricos em antioxidantes naturais, como a vitamina C. Neste grupo entram alimentos como melancia, morango, cereja, framboesa, tomate, beterraba e pimento vermelho, pitanga ou a romã.

Alimentos laranjas e amarelos

Os alimentos de cor laranja ou amarela são ótimos para a manutenção da saúde do sistema imunitário e da visão, devido à sua riqueza em vitamina A. Neste grupo entram alimentos como abóbora, melão, milho, abacaxi, manga, mamão, pimento amarelo, ameixa, laranja, tangerina e cenoura.

Alimentos roxos

Os alimentos de cor roxa são importantes na transformação da massa gorda para energia, devido à vitamina B1 que contêm. Neste grupo entram alimentos como a amora, figo, uva, beringela e couve-roxa.

Alimentos castanhos

Estes alimentos são importantes para regularizar o trânsito intestinal. Como exemplos temos as sementes e cereais.

Alimentos verdes

Estes alimentos são ricos em cálcio, potássio, ferro, e em vitaminas C e E. Neste grupo entram alimentos como kiwi, ervilha, salsa, agrião, feijão-verde, limão, couve, espinafre, alface, repolho, pimento verde, brócolos e pepino.
Exit mobile version