O sedentarismo constitui um dos principais fatores responsáveis pelas elevadas taxas de obesidade existentes a nível mundial. Numa sociedade marcada pelo comodismo, o estilo de vida sedentário é agora uma realidade para a esmagadora maioria da população, que cada vez menos tempo tem vindo a disponibilizar para a prática de atividade física. Extremamente prejudicial à saúde, o sedentarismo não só potencia o aumento excessivo do peso corporal, como também o desenvolvimento de uma enorme diversidade de problemas físicos e mentais, que tão relacionados estão com o sobrepeso e a obesidade.
Evitar o sedentarismo poderá requerer muita disciplina e força de vontade, mas não é, de todo, uma tarefa impossível de ser realizada. Para tal, bastará apenas seguir algumas das seguintes dicas e manter-se o mais fiel possível a elas:
Tabela de Conteúdos
Pratique atividade física
Qualquer tipo de atividade física poderá exercer um impacto extremamente benéfico na sua vida.. No entanto, para que consiga eficazmente preservar uma boa rotina diária ou semanal de exercício físico, o ideal será inscrever-se numa modalidade que seja do seu agrado, uma vez que tal funcionará como um incentivo extra a levar em frente um estilo de vida mais dinâmico. Seja ginásio, natação, yoga, aeróbica ou qualquer outra atividade, o importante é encontrar algo que o entusiasme e dê prazer, uma vez que assim as probabilidades de se manter ativo serão sempre maiores.
Utilize menos o seu carro
Cada vez mais as pessoas apresentam uma dependência excessiva dos seus veículos para a realização de qualquer tipo de deslocação. Ainda que por vezes a utilização de um veículo possa ser justificável, a verdade é que, quando o mesmo começa a ser utilizado até mesmo para as mais pequenas deslocações, então algo de errado se passa. Sendo que os automóveis têm a capacidade de influenciar imenso a saúde física de uma pessoa, o mais indicado é passar a dar uso ao seu veículo apenas se for estritamente necessário. Precisa de deslocar-se até ao supermercado que fica a 600 metros da sua casa? Então vá a pé! Demorará mais alguns minutos, mas em compensação manter-se-á mais saudável e ativo, e ainda conseguirá poupar umas boas quantias de dinheiro.
Preste atenção à alimentação
As características nutricionais da sua rotina alimentar diária poderão facilmente influenciar o seu estado de espírito. Dietas desregradas tendem a conferir uma sensação de cansaço e desmotivação, o que contribui para levar as pessoas a dar preferência a estilos de vida que exijam o menor dispêndio possível de energia. Para contornar este obstáculo, só terá de olhar à sua dieta e certificar-se que do seu cardápio constam menus saudáveis e equilibrados.