As rugas são inevitáveis, pois, quando envelhecemos, a pele perde a sua elasticidade e a camada de gordura debaixo da pele começa a dissipar, resultando no enrugamento. Contudo, antes que se resigne a uma pele enrugada, deve saber que existem algumas formas simples de evitar estes sinais de envelhecimento. Vejamos abaixo algumas dicas sobre como evitar as rugas.
Tabela de Conteúdos
Mantenha-se afastado/a dos raios solares
Não existem dúvidas que o sol tem muitas vantagens, contudo os raios ultravioletas são também uma das principais causas da eclosão das rugas. Mesmo assim, antes que você se tape completamente, saiba que, em moderação, o sol é saudável enquanto fonte de vitamina D. Caso você planeie dar uma escapadela ou um passeio ao sol, ao meio do dia ou por um período prolongado, utilize o protector solar. Proteja a sua face e as suas mãos com um hidratante diário, que confira concomitantemente protecção solar.
Lave e esfolie
Um dos mitos que muitas pessoas acreditam é que a pele seca causa rugas, mas de forma errada. Os mesmos factores ambientais que causam as rugas também causam a pele seca. Todavia, apesar da pele seca não ser uma causa das rugas, faz com que as mesmas sejam mais visíveis. A lavagem facil, bem como a esfoliação, podem ajudar a reduzir a aparência de linhas finas e rugas.
A camada externa da pele, a epiderme, contém uma barreira protectora ácida, que impede o crescimento das bactérias e dos fungos. Sabonetes vulgares podem remover esta barreira. Em vez disso, utilize um produto de limpeza suave que confira equilíbrio em termos de pH. Para mais benefícios, pondere aplicar um antioxidante tópico, como a versão do ácido ascórbico da vitamina C ou o ácido pantotênico. Os antioxidantes reduzem a aparência das rugas.
Você também deve esfoliar regularmente com um esfoliante físico, como sementes moídas de damasco, ou uma esfoliação química, através do uso de ácido alfa-hidroxi (ácidos à base de fruta) ou de ácido glicólico (derivado de cana-de-açúcar).
Hidratante e cremes para rugas
Uma vez que a adição de fontes das vitaminas A, C e E à sua dieta é óptimo para a sua pele, faz sentido observar os rótulos dos hidratantes e cremes, para verificar sem contêm esses ingredientes de combate às rugas.
- Vitamina A aparece recorrentemente em cosméticos como o retinol. Quando aplicado como um creme tópico, estes ingrediente fomentam o aumento de colagénio e elastina (proteínas na derme). Retinóides também operam para reparar os danos do sol e diminuir a aparência de linhas finas e rugas.
- A versão de ácido ascórbico de vitamina C penetra a camada externa da pele e aumenta os níveis de vitamina C em cerca de 40 %. A vitamina C protege contra as queimaduras solares e pode diminuir o aparecimento de rosácea.
- DL-alfa-tocoferol é o tópico mais eficaz de vitamina E. Ele melhora os efeitos de filtro solar e retarda a formação de rugas. Como os raios UV degradam ou inativam as vitaminas C e E, use produtos que contenham esses ingredientes à noite ou sob protector solar.
Alimentação rica em vitaminas
Uma dieta equilibrada melhora substancialmente a saúde da pele, bem como a sua saúde geral. Certos alimentos são especialmente benéficos para a pele. Alimentos que contenham as vitaminas A, C e E, bem como carotenóides (encontrados no salmão), e licopeno (encontrado no tomate), são óptimos para a pele. Vejamos abaixo alguns alimentos ricos nas vitaminas supracitadas:
- Vitamina A: espinafre, batata-doce, mamão, ovos, manga e melão
- Vitamina C: pimentão vermelho, brócolos, pêssego, mamão e laranja
- Vitamina E: nozes e sementes
Elimine ou reduza hábitos nefastos para a pele – Álcool e cigarros
Se você já experienciou os efeitos desidratantes do álcool, saiba que estes afectam também a sua pele e contribuem para o surgimento de rugas. O fumo também é outra causa das rugas, pois os cigarros esgotam as artérias do óxido nítrico, o qual ajuda a manter a pele flexível. Movimentos musculares repetitivos, como os de fumar, durante um longo período de tempo, também causam rugas.