Como escolher uma dieta que funcione

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dietaEstudos recentes realizados nos Estados Unidos mostram que cada vez mais pessoas estão a desistir das dietas tradicionais, reclamando que estas são muito difíceis de seguir, fazem promessas irrealistas e não apresentam os resultados desejados. Preferem adoptar uma dieta equilibrada e tentar emagrecer a longo prazo. No entanto muitas das vezes a ineficácia de uma dieta deve-se ao facto de esta não se adaptar idealmente à pessoa, e é aqui que entra a importância de escolher uma dieta que funcione consigo.

A sustentabilidade de uma dieta

Uma grande variedade de dietas pode funcionar se as pessoas souberem escolher um programa que seja sustentável para elas. A pessoa tem que avaliar a sua rotina, as suas necessidades energéticas no dia-a-dia e aprender sobre a sua capacidade de se reger por uma dieta estrita. Depois de avaliados estes factores é que é possível escolher uma dieta que você saiba que vai ser capaz de seguir sem falhas. E escolher algo que sabe de antemão que vai ser difícil de seguir diariamente, é apenas uma questão de tempo até começar a falhar com regularidade, o que levará ao falhanço da dieta.

A dieta e a sua personalidade

Na altura de escolher uma dieta que funcione, a sua personalidade é um factor chave. Você responde melhor a situações estruturadas ou necessita de flexibilidade? Tem capacidade de se adaptar a refeições baseadas em alimentos dos quais possa não gostar muito? Tem força de vontade para fazer exercício físico em horários certos e a respeitar os horários das refeições e snacks permitidos pela dieta?

Tudo isto tem a ver exclusivamente com a sua personalidade e a sua força de vontade, e ao responder a estas questões deve responder a si própria de forma verdadeira. Não vale a pena forçar um programa que não vai conseguir cumprir e por isso mais vale planear uma dieta que se adapte a si e não o contrário.

A sua rotina diária condiciona a dieta

Certas dietas exigem exercício físico, outras aconselham pequenas refeições ao longo do dia para aligeirar as refeições principais. Outras dietas condicionam os nutrientes que você ingere, havendo necessidade de lhe adicionar suplementos nutricionais. Se a sua rotina diária não consegue absorver estas mudanças, o plano da dieta deve ser alterado. Mais uma vez, não vale a pena ser optimista e pensar que vai conseguir fazer algo, mais vale ser realista do que sofrer decepções mais tarde.

Expectativas e realidade

Escolher uma dieta que funcione estará sempre dependente dos seus objectivos e da realidade daquilo que a dieta pode oferecer. Seja qual for a dieta que escolha, deve começar por objectivos modestos, por vezes até mais modestos do que aquilo que a própria dieta indica. A principal razão que leva as pessoas a desistir de uma dieta é ao fim de pouco tempo ver que não está a conseguir alcançar os resultados esperados. Lembre-se que mais vale uma dieta lenta que obtenha resultados, que uma dieta que promete milagres e só causa decepção.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...