Como escolher o médico certo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

médicoSeja porque queremos mudar de médico ou porque precisamos de encontrar um especialista para alguns sintomas, de seguida apresentamos um pequeno guia para poder encontrar o médico certo para tratar dos seus problemas de saúde.

 

Conhecer a suas necessidades

Se precisa de um novo médico é importante encontrar alguém em quem possa confiar, com o qual possa comunicar bem e ser capaz de estabelecer uma relação de longo prazo.

Um especialista deve ter outro tipo de características. É necessário haver uma boa comunicação, mas dependendo da natureza do problema, a necessidade de uma relação a longo prazo pode ter menos importância. Ainda existem outras condicionantes para encontrar o médico certo. Por vezes o melhor médico para o nosso problema de saúde poderá nem ser propriamente um médico. Enfermeiros ou praticantes de medicina alternativa podem ser excelentes alternativas.

 

Encontrar alguém que comunique com respeito

Independentemente do tipo de especialista, médico ou praticante de medicina alternativa que necessitemos, é fundamental haver uma comunicação eficaz, dentro de uma atmosfera de mútuo respeito. Muitos pacientes queixam-se de que não entendem a terminologia usada pelo respectivo médico, ou que sentem que o mesmo não os escuta ou não até mesmo que não há tempo suficiente para falar com ele e acompanhar convenientemente o seu problema.

Por vezes estes problemas não se devem à falta de atenção às necessidades do paciente. Pode e deve haver sempre explicações satisfatórias, mas para isso é necessário haver uma comunicação aberta e respeitosa, o que por sua vez requer que ambas as partes sejam capazes de romper barreiras e medos.

 

Encontrar um médico que trabalhe com o seu seguro

Este é um passo que se torna mais difícil à medida que passa o tempo porque a natureza dos seguros de saúde altera as relações entre segurados e médicos com o decorrer do tempo. Médicos que trabalham com a companhia de seguros A este ano, poderão apenas trabalhar com a companhia B no ano seguinte e apenas poderemos visitar médicos que trabalhem com o nosso seguro, a menos que estejamos dispostos a pagar particularmente pelos seus serviços.

 

Tenha a certeza que o seu médico é o especialista certo

Muitos pacientes ficam surpreendidos quando verificam que recorreram ao médico com a especialidade errada. É necessário que sejamos atendidos por alguém que se dedique unicamente a um sistema do corpo humano, que seja capaz de diagnosticar o problema e que prescreva o tratamento apropriado. Deve ser mantida uma comunicação fluída e detalhada com o médico de família para que seja capaz de nos indicar o tipo de especialista correcto para o nosso problema.

 

Os papéis são importantes

Embora muitas pessoas não prestem atenção a este tipo de coisas, existem alguns dados que são fundamentais e que devemos saber sobre o médico. Informações como por exemplo onde se formou, se se especializou no ramo da medicina que precisamos, cursos adicionais que fez, se se mantém actualizado com as notícias de novas investigações na sua especialidade ou se está inscrito em qualquer organização relacionada com a sua área médica ou outras.

Fazer este tipo de investigação é necessário para termos a certeza que é um profissional responsável, a pessoa certa e que se mantém ao corrente das novidades e novas técnicas.

loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...