Rica Saude

Como Dormir Rápido: 5 Truques para Ajudar a Dormir Melhor

Como Dormir RápidoComo dormir rápido ou como dormir melhor? Quantas vezes não fazemos esta pergunta? É sobre problemas do sono que vamos hoje falar. Veja neste artigo alguns truques que o/a poderão ajudar a adormecer melhor e a ter um sono de qualidade.

Ao longo do dia os neurónios estabelecem milhões de conexões em resultado das nossas experiências. E é apenas durante o sono que o nosso cérebro elimina aquelas conexões que não são relevantes e reforçando as que são importantes. Daí que dormir seja uma necessidade vital para o nosso bem-estar. Estima-se que o número de horas de sono recomendadas para adultos se situe entre as sete e as nove horas diárias. No entanto, o estresse e as preocupações derivadas do nosso estilo de vida fazem com que muitas vezes isso não seja possível, deixando-nos permanentemente preocupados e sem saber como dormir rápido.

Temos a tendência de ignorar que a falta de sono não só acarreta cansaço, mas que também comporta repercussões físicas tais como o risco de vir a padecer de diabetes, perda de massa muscular, aumento da massa corporal, transtornos de apetite ou uma menor qualidade nas relações sexuais. Tudo isto, consequentemente, afecta negativamente a nossa esperança de vida. Desta forma, se quer descobrir o que pode fazer para dormir melhor, vamos de seguida apresentar 5 truques para poder dormir rápido.

Como dormir rápido: 5 truques para conseguir dormir melhor

  1. Tome um duche ou banho quente

Ao aumentar a temperatura corporal e entrar posteriormente em contacto com um quarto a uma temperatura mais fria, vai ocorrer uma queda da temperatura do corpo que nos irá predispor para o sono graças à diminuição das funções metabólicas, entre as quais estão a frequência cardíaca, a respiração e a digestão.

Para além disso, a água quente ajuda a dilatar os vasos sanguíneos permitindo que mais sangue e oxigénio possam passar para os músculos. Ao libertar tensão muscular, o corpo vai sentir-se mais relaxado.

Por último, procure tomar o duche sempre à mesma hora. Desta forma irá conseguir condicionar o corpo para o sono.

  1. Mantenha o quarto escuro

Se costuma questionar-se sobre como dormir mais rápido, então saiba que a o seu pior inimigo é a luz. Por essa razão, recomendamos que mantenha o seu quarto escuro e fresco, tendo assim a tranquilidade que necessita para dormir.

Da mesma forma, deve evitar a luz artificial dos dispositivos electrónicos, uma vez que propiciam o aparecimento de diabetes, cancro e problemas cardíacos, para além de limitar a produção hormonal de melatonina, a qual está ligada a um sono de qualidade.

  1. Leia um livro ou uma revista

Ler um livro ou uma revista ajuda a focar melhor os pensamentos no tema, desviando-os assim de todas as preocupações diárias. Desta forma irá conseguir ter um estado anímico mais propício para pegar o sono.

No entanto, deve evitar as leituras pesadas porque apenas vão colocar mais tensão na sua mente.

Para além disso, pode combinar a leitura com um agradável cheiro a lavanda, o qual ajudar a relaxar mais eficazmente.

  1. Escute música antes de dormir

Escutar música é uma das técnicas alternativas mais interessantes quando nos questionamos sobre como dormir rápido. Numerosos especialistas recomendam não só que se ouça música na cama, como também a usá-la como ritual de preparação para a predisposição para o sono. Para o conseguir isso, deve escutar música relaxante (como por exemplo, música clássica), melodias suaves e lentas ou mesmo sons da natureza, como por exemplo as ondas do mar ou o som da chuva. Tudo isto vai ajudar a aumentar a qualidade de sono.

  1. Beba uma infusão/chá SEM TEÍNA

Uma boa forma de remediar as insónias é bebendo infusões ou chás com ervas e plantas medicinais. Mas deve evitar o consumo de plantas que contenham teína principalmente à noite porque têm o efeito de nos despertar.

Os chás sem teína, especialmente aqueles com camomila ou valeriana, podem ajudar a iniciar o processo de relaxamento antes de ir para a cama, preparando o corpo para o sono.

Esperamos que tenha achado interessantes estes 5 truques para conseguir pegar no sono. E, o mais importante, que tenha aprendido como dormir rápido.

Agora diga-nos: tem problemas de insónias? Já experimentou algum destes truques que funcionasse? Partilhe a sua experiência connosco.

Exit mobile version