Rica Saude

Como Combinar os Alimentos?

Como Combinar os Alimentos

É frequente que quando fazemos as refeições diárias não nos demos conta que muitas combinações de alimentos podem não ser boas para a nossa saúde, pois fazem o estômago trabalhar mais para as digerir e ainda nos fazem acumular gordura e ganhar peso.Saber combinar os alimentos é muito importante porque se queremos estar magros/as, o objectivo não é comer menos, mas saber comer melhor.Se combinarmos bem os alimentos não vamos ter digestões pesadas e o nosso estômago funcionará melhor. O ideal é não combinar muitos alimentos numa única refeição, mas existem grupos de alimentos que é melhor não combinar. Quer saber quais são? 


Combinações de alimentos a evitar 

Proteínas e amido

A combinação destes dois alimentos faz com que ganhemos peso muito facilmente e torna a digestão muito pesada. Não é boa ideia misturar proteínas como ovos, peixe, carne e frango com pão, massas, doces, arroz, batatas, cenoura, milho e ervilhas. O melhor será acompanhar os pratos de proteínas com uma salada. 

Leite e derivados

O leite não deve ser misturado com nenhum outro alimento. E o iogurte não deve nunca ser misturado com açúcar, nem o queijo com pão. 

As verduras

De uma forma geral as verduras podem ser misturadas com todos os alimentos, com excepção de: leite, fruta muito doce e açúcares. 

A água

Todos sabem que devemos beber pelo menos dois litros de água por dia, mas ninguém nos diz como devemos bebê-la. É frequente beber água apenas durante as refeições, mas isso é um erro porque ao bebermos água durante as refeições estamos a misturá-la com os sucos gástricos dos alimentos e no final isso vai provocar um mal-estar geral e o estômago pesado.O melhor é beber água com o estômago vazio em jejum, a meio da manhã e a meio da tarde. Agora já sabe, a água é melhor ser bebida sem misturas com outros alimentos.

Açúcar e gordura

O açúcar é muito fácil de digerir, mas quando o misturamos com alimentos gordos, então a digestão torna-se pesada. Por isso, e se pretende emagrecer e ter digestões suaves, então não abuse dos gelados, nem dos batidos de banana. 

Amidos e açúcares

O exemplo típico desta combinação de alimentos são as batatas fritas que contêm muito amido, com molho de tomate (tipo ketchup) que contém açúcar. 

Proteínas com proteínas

As proteínas demoram muito tempo a serem decompostas no estômago. Por isso, se misturarmos duas proteínas na mesma comida, o nosso estômago vai ter que trabalhar o dobro para as digerir. Por essa razão, deve evitar a combinação de várias carnes na mesma refeição, a combinação de carne e peixe e a combinação de ovos com bacon. Evite também misturar a carne com os legumes. 

Lembre-se que o essencial é não misturar demasiado os alimentos e que a água deve ser sempre bebida em jejum, a meio da manhã ou a meio da tarde, mas nunca durante as refeições.

Exit mobile version