Para o evitar, é aconselhável prescindir de alguns hábitos frequentes após as refeições: o café e dormir um pouco. Também existem alguns fármacos, denominados antiácidos, e que aliviam esta sensação desagradável. No entanto, será conveniente ter em conta que a acidez também pode ser um sintoma de algo mais importante, como uma hérnia diafragmática ou uma angina de peito. É por essa razão que os médicos recomendam às pessoas mais propensas a problemas de coração, principalmente homens com mais de 40 anos, pessoas com hipertensão, com altos índices de colesterol ou de tabagismo, que se submetam a um electrocardiograma.
Alguns remédios caseiros para combater o ardor no estômago
- Comer correctamente. Procurar fazer refeições ligeiras e com poucas gorduras, picantes ou doces, substituindo-as por alimentos ricos em fibras e proteínas. Deve ainda tentar fazer refeições várias vezes ao longo do dia (a cada 3 ou 4 horas, no máximo). Mastigue devagar os alimentos para evitar ingerir ar. Tenha especial cuidado com os alimentos naturais mais ácidos como limões, laranjas, toranjas, tomates, etc.
- Bebidas. Sempre que possível evite beber durante as refeições, e sobretudo evite as bebidas com gás, álcool ou cafeína.
- Não faça exercício após as refeições.
- Não se deite na cama para fazer a sesta, uma vez que a posição horizontal favorece o refluxo dos ácidos. Se quiser dormir um pouco, experimente fazê-lo recostado no sofá e mantendo a cabeça mais alta do que o resto do corpo.
- Não use roupa apertada. A pressão sobre o abdómen dificulta a digestão.
- Aos primeiros sintomas de acidez, beba um pouco de água, leite ou algum antiácido natural.