serotonina

Como aumentar os níveis de serotonina através do 5-HTP

serotoninaNo nosso cérebro, os neurónios comunicam através de moléculas chamadas neurotransmissores. Existem imensos neurotransmissores e que possuem diferentes funções – a serotonina é um deles, e é chamado o neurotransmissor do bem estar.
A serotonina tem influencia no humor, nas emoções, na memória, no desejo sexual, no comportamento, no apetite e no sono. Níveis baixos de serotonina estão associados a ansiedade, depressão, alterações do humor, irritabilidade, comportamento obsessivo – compulsivo e distúrbios do sono.

Tabela de Conteúdos

Como é produzida a serotonina?

O nosso organismo sintetiza serotonina a partir de um aminoácido chamado triptofano, e que pode ser encontrado em diferentes alimentos. Para ser convertido em serotonina, este aminoácido tem primeiro que ser transformado em 5-HTP (ou 5 – hidroxitriptofano). O 5-HTP é então convertido em serotonina. Para que todas estas conversões se realizem, é necessário existirem níveis adequados de diferentes vitaminas e minerais, nomeadamente magnésio, zinco, vitamina B3, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C. Quando não existem níveis adequados destas vitaminas, a síntese de serotonina está comprometida.

Como posso aumentar os meus níveis de serotonina?

Caso necessite de aumentar os seus níveis de serotonina (o que não deverá fazer caso não apresente sintomas), poderá aumentar a ingestão dos nutrientes precursores (como triptofano, 5-HTP, ou as vitaminas e minerais mencionados), ou ser necessário recorrer a um fármaco como a fluoxetina (como Prozac), a sertralina (como o Zoloft) ou a paroxetina (como o Seroxat), apenas mediante aconselhamento médico.

Suplementação com L – triptofano

Os níveis de serotonina podem ser aumentados mediante a suplementação com triptofano, mas requer diferentes cuidados e doses mais altas. Além disso corremos sempre o risco deste triptofano ser transformado noutros compostos (que não a serotonina), ou mesmo de entrar no sistema nervosos central em quantidade muito menores do que as esperadas (pois compete com outros aminoácidos nesta entrada).

Suplementação com 5-HTP

A suplementação nutricional com 5-HTP é mais eficaz e mais rápida no aumento dos níveis de serotonina, do que a suplementação com L-Triptofano. O 5-HTP é convertido diretamente em serotonina (não podendo ser “desviado” e convertido noutro composto) e entra muito mais facilmente no sistema nervoso central.
Os suplementos de 5- HTP são obtidos a partir das sementes de uma planta chamada Griffonia simplicifolia, e são de venda livre. As doses usadas podem ir dos 50 – 150 mg /dia, dividida em 3 tomas/ dia.

Cuidados a ter

Se estiver a fazer uma medicação que influencie os níveis de serotonina (como antidepressivos), não deverá fazer suplementação com 5-HTP devido ao risco de ocorrer uma excesso de serotonina disponível, que tem diferentes efeitos secundários, alguns deles graves. Deverá também evitar a toma de hipericão (sob a forma de suplemento ou de tisana).
Deverá também assegurar-se que tem os níveis adequados dos restantes nutrientes necessários, nomeadamente zinco, e vitamina B6. Sugerimos que consulte em médico ou um nutricionista/ dietista habituado a trabalhar com suplementação nutricional.
Ao iniciar uma suplementação com 5-HTP (idealmente com acompanhamento profissional), recomendamos que comece com doses mais baixas e vá aumentando gradualmente.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.