Como aliviar o nariz congestionado

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A congestão nasal é um dos sintomas mais desagradáveis que podemos experimentar durante um resfriado ou alergia. Mas para além disso, ainda afecta imenso o nosso rendimento diário, uma vez que devido ao facto de não respirarmos bem a oxigenação do nosso cérebro não é tão eficaz, fazendo com que nos sintamos esgotados, tendo dificuldades de concentração, problemas de sono e um mal-estar geral. Mau, não é? Sabemos que sim, por isso trazemos hoje algumas soluções para saiba como aliviar o nariz congestionado de forma fácil e simples.

nariz congestionadoComo aliviar o nariz congestionado

  1. A congestão nasal acontece quando os vasos sanguíneos do nariz se inflamam devido a um resfriado ou a um quadro alérgico, dificultando assim a respiração. Embora seja normalmente associado ao excesso de mucosidade, podemos ter o nariz congestionado mas sem muco, algo que acontece com frequência quando se tem alergias.
  2. Uma das melhores formas de aliviar os sintomas de um nariz entupido e de respirar novamente de forma normal é através da aplicação de uma solução salina. Mas não é preciso comprá-la na farmácia porque também a podemos fazer facilmente em casa. Poderá ver nesta ligação uma boa receita para fazer uma lavagem nasal caseira.
  3. Há vários descongestionantes nasais à venda em farmácias, mas estes produtos não devem ser usados mais do que 3 dias porque após este período pode-se provocar uma irritação nasal ainda maior . Se quiser alternativas mais naturais opte pela solução salina ou por um tratamento a vapor como o que vamos descrever no ponto seguinte.
  4. O eucalipto é maravilhoso para aliviar qualquer nariz congestionado. Coloque água numa panela e algumas folhas de eucalipto. Espere até levantar fervura e deixe em ebulição durante 10 minutos para que solte o seu aroma. Apague o lume, e com muito cuidado para não se queimar, aproxime-se da panela, cubra a cabeça com uma toalha e respire os vapores durante pelo menos 10 minutos. Pode fazer isto três vezes ao dia.
  5. Um banho quente quase que faz milagres, especialmente devido ao vapor que sai da água quente. Por isso é que depois de um bom duche quente sentimos a pressão nasal aliviar e a mucosidade a sair mais facilmente. Desta forma recomendamos que demore o tempo que quiser no duche, deixando cair a água quente no rosto de forma a conseguir aliviar o nariz congestionado. Mas tenha cuidado e não exagere na temperatura da água ou poderá queimar-se.
  6. Se sofre frequentemente de congestão nasal ou de alergia será boa ideia adquirir um humidificador ou um vaporizador para a sua casa, porque irá ajudar a aumentar a humidade em casa e isso irá ajudar a minimizar o problema.
  7. Enquanto estiver sentado no escritório ou a estudar há algo que pode fazer para aliviar a congestão nasal: uma delicada massagem de cima para baixo na ponte do seu nariz. Isto vai ajudar a descongestionar e a respirar melhor.
  8. Tente manter a cabeça direita o maior tempo possível. Quando nos recostamos é quando sentimos mais a congestão nasal. Por essa razão é que quando descansamos o melhor é fazê-lo com uma almofada que nos permita manter a cabeça o mais direita (na vertical) possível. Desta forma poderá conseguir dormir mais facilmente.
  9. Uma das razões pelas quais uma canja nos faz sentir melhor quando estamos constipados, temos alergias ou temos o nariz entupido é devido à temperatura a que está, porque assim o vapor entra no nariz e ajuda a hidratar-nos. Manter-nos hidratados é fundamental para evitar que as paredes nasais fiquem secas. Por tudo isso é que uma canja ou um simples chá ajudam a aliviar os sintomas.
  10. Se tiver mucosidade, não se esqueça de limpar o nariz com frequência, mas faça-o com cuidado porque se o fizer com demasiada força poderá fazer com que as paredes nasais fiquem ainda mais irritadas. Também deve descansar e repousar para se sentir melhor o mais rápido possível.
  11. Este artigo é meramente informativo. Não temos competência, nem somos os mais indicados para receitar qualquer tratamento médico, nem podemos realizar qualquer tipo de diagnóstico. Por isso, convidamo-lo a ir a um médico no caso de apresentar qualquer problema de saúde ou mal-estar.
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...