Existe uma crença muito popular que a comida picante ajuda a perder os quilos a mais e a perder peso. O problema é que nem todos suportam este tipo de alimentos uma vez que são bastante indigestos e provocam problemas na digestão.
Se tem algumas dúvidas acerca da eficácia da comida picante para ajudar a emagrecer, então não perca nada do resto deste artigo porque vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
Tabela de Conteúdos
Benefícios para a saúde da comida picante
É preciso partir da base que a comida picante deve ser consumida de forma moderada e sem excessos pois pode provocar graves problemas de estômago como acidez ou irritação. De seguida vamos conhecer alguns dos benefícios dos alimentos picantes:
- A ingestão de alimentos picantes ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o organismo devido a uma substância presente neste tipo de produtos que se chama capsaicina. Para além disso, a comida picante é rica em vitamina A e C, o que favorece uma boa saúde dos vasos sanguíneos.
- Segundo alguns estudos científicos, a comida picante ajuda a prevenir o risco de vir a ter cancro. Existem menos probabilidades de uma pessoa que costuma comer coisas picantes de forma habitual vir a ter cancro em relação a outra que não coma nada picante.
- Alguns produtos picantes como por exemplo o gengibre ou a pimenta caiena são excelentes para ajudar a combater os sintomas de gripe ou constipação. Graças às suas excelentes propriedades medicinais, são remédios caseiros perfeitos para aliviar a congestão nasal e as dores no corpo provocadas pela doença.
Alguns alimentos picantes que ajudam a perder peso
De seguida vamos conhecer quais os alimentos picantes mais saudáveis e que pode incluir na sua dieta diária para ajudar a perder esses quilinhos a mais que tanto o preocupam:
- Malaguetas: Trata-se de um dos alimentos mais picantes que existem, pelo que é importante serem consumidas com moderação para poder beneficiar de algumas das suas propriedades.
- Gengibre: é um alimento bastante benéfico para a saúde e que pode tomar na forma de chá depois das refeições.
- Cominhos: são uma das especiarias mais usadas na cozinha pelo seu sabor muito característico e que dá um toque especial e rico aos guisados.
- Curry: Embora seja pouco picante, contém grandes quantidades de capsaicina, pelo que o seu consumo é indicado para perder peso e emagrecer.
- Pimenta caiena: é bastante picante pelo que se deve abusar dela. Costuma ser usada em diferentes tipos de comida para conseguir dar um toque picante ao prato.
O poder adelgaçante da comida picante – Capsaicina
Os alimentos picantes devem ser sempre consumidos com moderação e incluídos apenas numa dieta saudável e equilibrada. Apenas desta forma irão ajudar a perder esses quilos a mais que tanto deseja eliminar. Como referimos anteriormente, o poder adelgaçante do picante deve-se a uma substância chamada capsaicina que ajuda a acelerar o metabolismo.
Este facto faz com que o organismo elimine a gordura de uma forma muito mais rápida e eficaz. Outro aspecto altamente positivo dos produtos picantes é ajudarem a combater e eliminar a retenção de líquidos, isso para além do seu poder saciante que evita andar a comer alimentos pouco saudáveis entre as refeições.
Como pudemos ver, são imensos os benefícios da comida picante para a saúde e para perder peso. É por isso que é aconselhável a inclusão de algum tipo de alimento picante na alimentação diária.