Rica Saude

Tudo o que precisa de saber antes de começar a caminhar ou correr

Deseja sair da vida sedentária onde se encontra, e assim dar um passo em direção a uma vida menos stressante e mais saudável? Se a sua resposta é sim, então uma das formas mais simples de o alcançar é através de exercícios como caminhar ou correr. Basta ter um vestuário confortável, uns ténis adequados e a disposição necessária, para começar a dar os primeiros passos para uma vida mais ativa. Contudo, se quer começar a caminhar ou a correr, há algumas coisas quer precisa de saber. De seguida pode conhecer tudo o que precisa de saber antes de começar a caminhar ou correr.

Antes de começar a caminhar ou a correr

Um corpo habituado a uma vida sedentária pode não estar totalmente preparado para determinadas exigências físicas. Dessa forma, para que inicie a sua vida ativa com mais segurança, é essencial consultar um médico. Este irá pedir exames, entre os quais o ergométrico ou o ergo espirométrico. O primeiro, mais conhecido como prova de esforço, irá avaliar a resposta do sistema cardiovascular durante a prática de exercício físico. Já o exame ergo espirométrico é uma prova de esforço cardiopulmonar, que analisa consumo máximo de oxigénio e quais as zonas ideias para treino aeróbio de intensidade baixa, moderada ou máxima. Após a realização destes exames, é importante receber orientação de um especialista, que juntamente com os dados retirados destes exames, irá indicar um programa de treino adequado para si.

Tipo de pisada

Quando se compra uns ténis para correr, a maioria das pessoas pensa apenas no preço e se tem qualidade. Contudo, há um ponto essencial que pode fazer toda a diferença na prevenção de lesões derivadas da prática de caminhada ou corrida. Assim, antes de iniciar a prática desportiva, é importante consultar um médico ortopedista para analisar o seu tipo de pisada: se é supinada, neutra ou pronada. Além disso, este médico irá avaliar possíveis problemas posturais ou de coluna, que possam aumentar o risco de ocorrência de lesões.

Vestuário e ténis

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, para caminhar ou correr não basta vestir e calçar qualquer coisa. Qualquer prática desportiva regular requer material apropriado, de modo a dar todas as condições ao corpo para desenvolver esse movimento de uma forma natural e segura. Assim, no que diz respeito ao vestuário, ele deve ser confortável e adequado à temperatura exterior. Assim, no verão deve optar por peças de roupa que permitam trocas de calor entre a pele e o meio ambiente, e no inverno, vestuário que ajude a manter o calor junto ao corpo. Relativamente aos ténis, estes devem ser adequados para a prática deste desporto e apropriados para o seu tipo de pisada. Este ponto é muito importante na prevenção de lesões.

Alimentação

Se pretende uma vida mais ativa e saudável, é essencial alterar também os seus hábitos alimentares. Uma dieta saudável e equilibrada, além de fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde, é ainda fundamental para o ajudar a controlar o seu peso, e assim, a melhorar a sua forma física e a sua performance. Assim, aposte numa dieta rica em proteínas magras, vegetais, verduras e frutas, e ainda, em cereais integrais, ricos em hidratos de carbono complexos. Além disso, é importante não esquecer o consumo de água, não apenas durante o treino, mas especialmente durante todo o dia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as mulheres têm de beber 1 litro por cada 25 kg de peso, enquanto os homens têm de beber 1 litro por cada 30 kg.

Hidratação

Se o treino for inferior a 50 minutos, preocupe-se com a hidratação pré e pós treino. Para treinos com uma duração superior, deve assim beber também água durante o treino. Nestes treinos, pode apostar em bebidas isotónicas que irão ajudar a repor não só a água perdida, mas também, minerais essenciais para o funcionamento muscular. No caso de as temperaturas estarem altas, então a hidratação deve ser constante, de modo a repor os líquidos perdidos através da transpiração.
Siga estas dicas e estará pronto a começar a caminhar ou correr de uma forma saudável, gradual e segura.
Exit mobile version