O exame de urina com fitas reactivas também chamado de combur teste, é um teste simples que se realiza à urina a qualquer hora do dia. As tiras podem ser compradas na farmácia e o exame feito em casa.
Devido a apresentar de forma rápida os resultados, é o primeiro o ser pedido pelo médico, perante alguns sintomas como dor ou ardor ao urinar, peso no fundo da barriga, entre outros.
Tabela de Conteúdos
Como se realiza o exame?
O frasco tem de lado uns quadrados com cores diferentes e com o nome de alguns constituintes da urina. Se houver alterações na urina, alguns quadrados mudam de cor.
-
A pessoa urina para um recipiente, por exemplo um copo de plástico descartável.
-
Mergulha a tira na urina e retira-a de seguida. Pode pousar a tira num local plano.
-
Espera cerca de dois minutos e de seguida coloca a tira ao lado do frasco, para comparar as cores dos quadrados do frasco com as da tira.
As alterações devem ser comunicadas ao médico.
Nas pessoas incontinentes, pode ser necessário recorrer ao uso de uma sonda vesical, para recolher uma amostra da urina. Esta urina é considerada estéril, e a técnica feita por pessoal de saúde.
Quais os constituintes da urina avaliados neste exame?
Pode ser avaliado a densidade, ph, leucócitos, nitrito, proteínas, glucose, corpos cetónicos, uribilinogeno, bilirrubina, sangue, hemoglobina.
Este exame ajuda o médico a detectar se há ou não alterações, e a partir daí determinar o passo seguinte para o diagnóstico e tratamento.
Referências: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos – Editora – Editora Nova Guanabara