Colesterol alto: causas e tratamento

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

colesterolO colesterol é uma substância gorda que se encontra naturalmente no nosso corpo e que é necessária para este funcionar bem. No entanto, quando esta gordura se encontra em excesso no sangue, pode estreitar ou obstruir as artérias e provocar algumas doenças cardíacas. O colesterol alto, conhecido medicamente como hipercolesterolemia, não costuma ter sintomas, mas pode ser detectado através de uma análise ao sangue. Hoje vamos explicar as causas e o tratamento para o colesterol elevado.

 

Causas do colesterol alto

As causas do colesterol alto estão na maior parte dos casos relacionadas com um estilo de vida pouco saudável. É exemplo o excesso de peso, o consumo de alimentos com muitas gorduras e a falta de exercício. Existem ainda algumas condições clínicas como ter uma doença renal, diabetes, gravidez, hipotiroidismo, ou padecer de ovário policístico, os quais também podem fazer elevar os valores do colesterol.

Existem igualmente medicamentos que fazem subir o colesterol como os anticonceptivos, alguns fármacos para tratamento da depressão e os diuréticos. Contrariamente ao que se costuma pensar, fumar não faz aumentar colesterol, mas reduz o colesterol “bom” ou HDL.

Existem também diferentes tipos de colesterol. Os mais comuns são:

  • Lipoproteína de alta densidade (HDL): conhecida como colesterol “bom”
  • Lipoproteína de baixa densidade (LDL): conhecida como colesterol “mau”
  • Colesterol total: trata-se de todos os colesteróis combinados

Uma análise ao sangue poderá determinar se existem valores elevados de colesterol. Também pode ser realizado um exame ao colesterol para condições mais específicas. Alguns médicos recomendam que se faça um primeiro exame aos 20 anos de idade, mas todos os homens com mais de 35 anos e as mulheres acima dos 45 devem fazê-lo para detectar qualquer anormalidade a tempo.

Há ainda que recordar quais são os valores normais do colesterol no nosso organismo. No caso do colesterol “bom”, este deve estar acima de 50 mg/dL. Para o colesterol “mau” deverá estar entre 70 e 150 mg/dL, sendo os números mais baixos melhores indicadores. O ideal para os valores de colesterol total é menos de 200 mg/dL e os triglicéridos entre os 10 e os 150 mg/dL.

colesterol alto

Tratamento para o colesterol alto

Na maioria das vezes o tratamento fundamental para regularizar os níveis de colesterol é fazer uma mudança no estilo de vida, nomeadamente:

  • Fazer exercício físico regularmente.
  • Deixar de fumar, uma vez que isso vai reduzir o risco de AVC e de outras cardiopatias.
  • Evitar alimentos com gorduras saturadas.
  • Consumir alimentos magros em gorduras como verduras, grãos e fruta.
  • Perder peso, no caso do excesso de peso ser a causa para o colesterol alto.
  • No caso de utilizar molhos na sua comida, prefira aqueles com poucas gorduras.

Os medicamentos para tratamento do colesterol apenas serão receitados no caso das mudanças no estilo de vida não estarem a dar resultados, uma vez que isso também depende da idade, se a pessoa tem diabetes, hipertensão arterial ou alguma cardiopatia. O prognóstico irá depender da mudança de hábitos. Não fazer um tratamento adequado pode provocar arteriosclerose e dar origem a outras doenças graves.

dieta para colesterol alto

Dieta para o colesterol alto

Para conseguir baixar o colesterol tem de haver uma mudança nos hábitos alimentares. Para isso é necessário fazer uma dieta à base de cinco refeições diárias com verduras, frutas e cereais integrais (arroz, pão e massas). Consuma legumes como por exemplo lentilhas e feijão pelo menos três vezes por semana. Faça o mesmo com o peixe azul como por exemplo salmão, sardinhas ou atum, os quais são excelentes fontes de gordura “saudável” e de nutrientes que ajudam a reduzir o colesterol “mau”.

Não ingira alimentos com muitas gorduras saturadas, como por exemplo a fast food, uma vez que estes podem afectar gravemente a sua saúde cardiovascular. Substitua os produtos lácteos normais pelos magros e consuma carnes magras como por exemplo frango, coelho, peru e alguns cortes de carne de vitela (lombo ou vazia). Os enchidos, gemas de ovo e bolos são alimentos proibidos para quem quiser baixar os níveis de colesterol.

colesterol alto causas

Complicações de ter o colesterol alto

Quando os nossos valores do colesterol não se encontram nos níveis adequados, este vai-se acumulando e forma placas nas artérias, obstruindo-as e fazendo com que o sangue deixe de circular correctamente até ao coração, ou então permitindo a formação de coágulos.

Se uma artéria ficar “entupida” e não deixar passar o sangue para o coração, vai ocorrer um enfarte ou ataque cardíaco. E se a artéria obstruída fornece sangue para o cérebro pode ocorrer um AVC.

Complicações de ter o colesterol alto

Este artigo é meramente informativo. Não temos competência para receitar tratamentos médicos ou realizar algum tipo de diagnóstico. Aconselhamos a que vá a um médico se tiver qualquer problema de saúde.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.