cirurgia bariátrica

Cirurgia Bariátrica

cirurgia bariátricaA cirurgia bariátrica, a qual também é conhecida simplesmente por cirurgia para perder peso, é um procedimento que funciona como alternativa à colocação do balão intragástrico. Esta cirurgia inclui vários procedimentos cirúrgicos que são realizados em pessoas obesas. A perda de peso é conseguida através da redução do tamanho do estômago com recurso a uma banda gástrica ou através da remoção de uma parte do estômago (gastrectomia vertical ou derivação biliopancreática, ou resseção e re-roteamento do intestino delgado a uma pequena bolsa de estômago, isto é, a cirurgia de bypass gástrico).

Estudos sugerem que estes procedimentos causam uma perda de peso significativa e prolongada, recuperação de diabetes, melhoria nos factores de risco cardiovasculares e mesmo redução na mortalidade.

A cirurgia bariátrica é recomendada para pessoas obesas, especialmente pessoas que possam sofrer também de outras condições médicas, como a diabetes. O exercício e a dieta, por vezes, não é suficiente para tratar pessoas que sofrem de obesidade excessiva e extrema. A cirurgia bariátrica é uma operação que é realizada precisamente para ajudar este tipo de pessoas. Estudos sugerem que a cirurgia bariátrica pode baixar a taxa de mortalidade de pessoas com obesidade mórbida, especialmente quando conjugado com um plano alimentar saudável e mudanças no estilo de vida após a cirurgia.

 

Os princípios da cirurgia bariátrica

O princípio básico da cirurgia bariátrica é o de restringir a absorção de comida, diminuindo assim a comida que vai entrar no estômago e intestinos. O processo digestivo começa na boca, onde a comida é mastigada e misturada com saliva e outras secreções. A comida depois chega ao estômago, onde é misturada com sucos digestivos e diluída, para que os nutrientes e calorias sejam absorvidas pelo corpo. O processo digestivo torna-se mais rápido quando a comida se aproxima do duodeno (primeira parte do intestino delgado), onde é misturada com bílis e suco pancreático. A cirurgia bariátrica é concebida para alterar ou interromper este processo de digestão, para que o alimento não seja decomposto e absorvido da maneira habitual. A redução na quantidade de nutrientes e calorias absorvidas permite que os pacientes percam peso e diminui os riscos de saúde e doenças relacionadas com a obesidade.

 

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica que podem ser realizadas. A cirurgia pode ser feita usanda uma abordagem de “abertura”, que envolve abrir o abdómen ou, então, por meio de laparoscopia, processo durante o qual os instrumentos cirúrgicos são guiados para o abdómen por meio de pequenas incisões. Hoje em dia, a maior parte das cirurgias bariátricas são efectuadas por laparoscopia porque, em comparação com uma cirurgia aberta, requer cortes menos extensivos, causam danos relativamente mínimos nos tecidos, levam a menos complicações após a operação e permitem uma saída mais célere do hospital.

Geralmente são facultadas quatro tipo de operações, nomeadamente:

  • Banda gástrica ajustável
  • Bypass gástrico
  • Derivação biliopancreática com switch duodenal
  • Gastrectomia vertical

Cada tipo de cirurgia bariátrica apresenta vantagens e desvantagens e vários factores relacionados com os pacientes afetam o tipo de procedimento que é escolhido. Estes factores incluem o IMC, hábitos alimentares, problemas de saúde relacionados com a obesidade e número prévio de cirurgias ao estômago. O paciente deve falar com o seu médico sobre qual a opção mais apropriada para si, tendo em linha de conta as vantagens e riscos de cada tipo de cirurgia.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.