Rica Saude

Cintilografia Pulmonar

A cintilografia pulmonar de ventilação/perfusão, é um exame realizado aos pulmões, com o objetivo de detetar possível obstrução, que impeça a passagem de ar ou do fluxo sanguíneo nestes provocando uma tromboembolia pulmonar.
Há dois tipos de cintilografia de acordo com a técnica usada, a de ventilação e a de perfusão. Ambas necessitam de administração de um radiofarmaco e são feitas numa sala de gama câmara.
A realização do teste não implica qualquer preparação, é um exame realizado com alguma urgência devido à necessidade de diagnóstico e tratamento. Todo o processo demora cerca de 45 minutos.
Cintilografia Pulmonar

Realização do exame

O exame é realizado em duas partes seguidas, uma com inalação de aerossóis (cintilografia de ventilação) e outra com perfusão de marcadores (cintilografia de perfusão). A primeira serve para ver se o pulmão ventila, ou seja, se faz as trocas gasosas, e a outra mostra se há fluxo sanguíneo em todo o pulmão.
Na cintilografia de ventilação, a pessoa inala (respira) através de inalador próprio, marcadores radioativos gasosos, aerossóis ou micropartículas marcadas com tecnécio. O exame mostra se há zonas do pulmão que não estão a ventilar, onde não há entrada e saída de ar.
Na cintilografia de perfusão, é injetado aglomerados de albumina marcados com tecnécio-99 m no sangue. As possíveis zonas do pulmão, onde não chega o sangue, ficam mais claras (zona fria).
O resultado deste exame é feito através da comparação das zonas frias, que são as pouco reativas, da ventilação e da perfusão. Se a cintilografia de ventilação for normal e a de perfusão não, é sinal de tromboembolismo pulmonar.
Referências:Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos – Editora – Editora Nova Guanabara
Exit mobile version