Muitas pessoas não sabem o que é anafilaxia ou choque anafilático, apesar de se tratar de uma reacção alérgica bastante grave, e com a qual devemos ter muito cuidado.
Anafilaxia não é mais do que uma reacção alérgica bastante perigosa que se deve a uma substância exógena que se introduz no interior do corpo e provoca graves problemas de saúde. Esta substância provoca um choque na pessoa que pode mesmo causar a morte.
Vamos hoje explicar o que fazer perante uma reacção alérgica e conhecer as causas que estão na sua origem.
Tabela de Conteúdos
Causas da anafilaxia ou choque anafilático
As causas da anafilaxia são imensas e qualquer pessoa pode vir a sofrer uma determinada reacção alérgica em alguma altura da vida. As mais usuais costumam ser a picada de um insecto (abelha, por exemplo), ou a ingestão de certos alimentos ou medicamentos que podem provocar essa alergia. Em relação aos alimentos, há alguns que devido às suas propriedades podem provocar o perigoso choque anafilático. É o caso dos ovos, do marisco, dos frutos secos ou do leite. As picadas de alguns insectos são outra causa comum de anafilaxia. O veneno dessas picadas está na origem de bastantes mortes anuais em todo o mundo. Outra causa comum de uma reacção alérgica costuma ser a ingestão de determinados medicamentos. Alguns medicamentos são fabricados com substâncias químicas que podem provocar graves problemas a certas pessoas.
Sintomas de choque anafilático
Quando alguém sofre uma reacção alérgica, o corpo liberta uma substância chamada histamina que vai tentar contrariar os efeitos negativos da própria alergia. Na maioria dos casos, a histamina é insuficiente para contrariar os efeitos negativos da alergia.
Entre os sintomas mais comuns estão os problemas na pele, como por exemplo comichão, manchas ou inchaço que podem afectar a cara e o pescoço.
Há também os problemas do tipo digestivo e estomacal, como diarreia ou vómitos.
Outros sintomas bastante comuns são a dificuldade em respirar ou uma aceleração do ritmo cardíaco que podem fazer a pessoa desmaiar.
Como actuar perante uma reacção alérgica
No caso de acontecer uma anafilaxia, é preciso chamar o mais rápido possível os serviços de emergência médica para tratar a pessoa que está a ter essa reacção alérgica. Enquanto os serviços de emergência não chegarem, deve tentar tranquilizar (na medida do possível) a pessoa que está a sofrer o choque anafilático.
Deve ainda colocá-la numa posição voltada para cima, com a cabeça virada para o lado (para evitar que a pessoa se possa afogar no próprio vómito) e com as pernas levemente elevadas. Verifique também se não existe nada a dificultar a respiração da pessoa. Pode ainda desapertar-lhe a roupa para que possa respirar melhor e sem problemas. É também importante tapar a pessoa com alguma coisa que tenha à mão, de forma e conservar o calor corporal até à chegada da assistência médica.
Lembre-se que deve manter a calma e que a pessoa depende de você para salvar a vida.
Como pode ver, a anafilaxia ou reacção alérgica é um problema bastante sério e ao qual devemos prestar importância, já que no pior dos casos pode mesmo provocar a morte da pessoa que sofre o dito choque anafilático.
Espero que tenha tomado nota de tudo e que saiba o que deve fazer no caso de se deparar com uma pessoa com uma reacção alérgica grave ou anafilaxia.