chocolate

Chocolate e saúde cardiovascular

chocolateNa última década, diversos estudos apontaram os potenciais benefícios do chocolate em todas as áreas, incluindo mesmo a saúde cardiovascular. Os cardiologistas têm no entanto, tendência a olhar com cepticismo para os primeiros resultados, especialmente porque as actividades que beneficiam mais a nossa saúde cardiovascular costumam ser pouco atraentes, difíceis ou dolorosas, enquanto o chocolate não é nada disso, muito pelo contrário.

Após as primeiras investigações neste campo, foram sendo acumuladas muitas evidências que parecem realmente indicar que o chocolate afinal tem realmente benefícios potenciais para a saúde do coração.

 

Evidencias que o chocolate melhora a saúde

Diversos estudos têm demonstrado uma associação entre o seu consumo e melhorias na saúde cardiovascular. São normalmente estudos baseados na observação, no entanto as suas conclusões podem ser úteis para o desenvolvimento de teorias mas não podem comprovar as relações causa-efeito.

Ainda assim, praticamente todos os estudos sobre o assunto reportaram uma associação entre o consumo de chocolate e a saúde cardiovascular. Vários desses mesmos estudos demonstraram que o seu consumo está associado à diminuição da pressão sanguínea e pelo menos um deles demonstrou que as mulheres que consomem chocolate têm menores riscos de vir a sofrer problemas cardíacos

Mais recentemente, uma análise de sete estudos foi publicado no British Medican Journal, tendo mostrado que o consumo de chocolate está associado a uma redução em 39% nas doenças cardiovasculares e em 29% nos ataques cardíacos Estes resultados em si não demonstram que o seu consumo melhore directamente a saúde, mas indicam ainda assim que existe uma associação entre ambos os factos.

 

Porque é bom?

Os investigadores consideram que são os flavonóides a causa das melhorias cardiovasculares. Os flavonóides podem tornar mais elásticas as veias e as artérias, melhorando a sensibilidade do corpo à insulina, diminuindo a capacidade de coagulação do sangue e reduzindo a pressão arterial.

O chocolate negro contém mais flavonóides que os restantes, pelo que a maioria dos estudos faz referência a este tipo, embora análises posteriores mencionassem que o chocolate sob qualquer uma das suas formas, negro ou não e consumido em barra, bebidas ou qualquer outra forma, está associado a benefícios cardiovasculares.

 

Qual a quantidade ideal?

A “dose” indicada de chocolate para ser benéfico a nível cardiovascular ainda não foi determinada. Os estudos que indicam existirem benefícios a nível cardiovascular no seu consumo falam em quantidades entre as 100 gramas por dia e o consumo de qualquer tipo de chocolate mais do que uma vez por semana.

A maioria dos investigadores que se debruçaram sobre esta pergunta concluíram que os benefícios podem ser obtidos consumindo apenas uma porção uma ou duas vezes por semana.

 

Qual o lado negativo?

Pode haver várias desvantagens em adicionar chocolate à nossa dieta. Em primeiro lugar, os estudos por observação podem ser pouco exactos. Por outro lado, 100 gramas representam cerca de 500 calorias, pelo que adicionar 100 gramas à nossa dieta diária pode resultar num aumento de peso considerável, o que não é saudável. É ainda importante ter em conta que o chocolate processado tem muita quantidade de gorduras e hidratos de carbono, o que é obviamente nefasto para a saúde.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.