Esta bebida milenar é consumida no oriente há mais de 4.000 anos. Segundo uma nova investigação ficou também demonstrado que é ainda excelente a nível bucal, precisamente para a saúde periodontal, e consequentemente para a saúde geral do corpo.
Esta investigação sugere que beber chá verde ajuda a manter os dentes e gengivas saudáveis, uma vez que os seus poderosos antioxidantes naturais possuem capacidades anti-inflamatórias que ajudam a manter a boca livre de infecções, que provocam a inflamação das gengivas, o que está na origem de outros problemas para a saúde em geral.
Em função destas saudáveis propriedades, o chá verde representa a opção mais saudável ante o consumo de bebidas gasosas e quaisquer outras bebidas enlatadas, dietéticas ou não, que promovem as caries nos dentes e outras doenças. As antigas culturas asiáticas e as suas medicinas tradicionais, promovem o uso do chá verde não só como bebida saudável mas também como medicamento. Entre os seus benefícios, já sabiam que promovia a saúde bucal, pois utilizavam-no para a limpeza dos dentes após as refeições, assim como para bochechar quando existisse algum tipo de inflamação.
Os taninos contidos nesta bebida milenar conferem-lhe propriedades adstringentes, ideais para combater as inflamações das gengivas a nível bucal e para outros problemas de saúde internos como, por exemplo, problemas intestinais (diarreia ou fezes moles).
As medicinas chinesas e japonesa, há muito que utilizam o chá verde para tratar as feridas e curar doenças, tendo estudos recentes, confirmado estes mesmos benefícios e as suas propriedades saudáveis que tornam o chá verde numa verdadeira e saudável panaceia.