O maracujá é uma fruta que existe nas regiões tropicais e subtropicais da América. A árvore que dá este fruto chama-se Maracujazeiro. O chá de maracujá é utilizado para vários problemas de saúde como irritabilidade, ansiedade, hipertensão arterial, asma, cólicas intestinais, dores de cabeça, enxaqueca e dores musculares. Além disso, é muito eficaz no combate ao excesso de peso.
O maracujá tem propriedades que ajudam o organismo da pessoa a absorver os nutrientes que necessita e não os excessos, daí a perda de peso. Para quem ainda não sabe, a substância que se encontra no chá de maracujá para emagrecer é a pectina. Esta encontra-se alojada em elevadas quantidades na parte branca da casca da fruta. No maracujá pode encontrar ainda uma variedade de nutrientes como a alcalóides, os flavonóides e os esteróis. Para quem sofre de problemas de sono, o chá de maracujá pode também ajudar.
Tabela de Conteúdos
Fonte de vitaminas
O chá de maracujá ajuda em vários problemas, sendo uma fruta muito rica em vitaminas A, B e do complexo C. Além disso, contém ainda uma grande quantidade de sais minerais como ferro, sódio, cálcio e fósforo.
Um pormenor interessante é que o maracujá mais rugoso é mais doce que o liso.
Ingredientes para o chá de maracujá:
- Maracujá maduro
- Paus de canela
- Litro de água
- Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparação:
- Descasque o maracujá maduro, mas com uma pele muito fina
- Depois retire toda a polpa do maracujá
- Numa panela adicione a água e o pau de canela ao lume
- Adicione a polpa do maracujá e deixe ferver durante 15 minutos
- Em seguida, desligue o lume e coe a água para retirar as sementes do maracujá e a polpa.
Se conseguir beber o chá sem açúcar é o melhor, mas pode sempre adoçar com um pouco de açúcar ou adoçante.