A cavalinha é uma planta muito falada, mas ainda existem pessoas que não sabem distingui-la de outras plantas. A cavalinha é uma planta permanente, cujos caules desfolhados parecem espargos e quando seca fica oco, áspero e forte. O seu nome deriva do nome latim de “equi”= cavalo e “setum”= cauda. Esta é uma planta medicinal que actua como anti-inflamatório e diurético. E consequentemente o chá de cavalinha tem também muitas propriedades medicinais.
O chá de cavalinha emagrece?
A sua propriedade de diurético faz com que exista um maior fluxo de urina e, por sua consequência permite um maior gasto de gordura acumulado no corpo. Além disso, o chá de cavalinha para emagrecer permite uma melhor regulação dos níveis de colesterol, de inflamações a nível da próstata e de cicatrização das feridas.
Indicações e contra indicações
Como todos os chás, este também tem indicações e contra indicações. As principais indicações são a nível de problemas da perda de peso, arteriosclerose, infecções de pulmões, inflamação e edema da próstata, hipertensão, entre muitos outros. Relativamente às contra indicações do chá de cavalinha pode causar diarreia e a hipotermia. Além disso, este chá não deve ser bebido em excesso, uma vez que ele funciona como um estimulante, juntamente deve realizar uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico.
Ingredientes:
- 1 Litro de água
- 100g de chá cavalinha
Modo de preparação:
- Comece por colocar o litro de água fria a ferver ao lume.
- Depois de levantar fervura, adicione as 100g de chá cavalinha e deixe ferver mais uns minutos.
- Desligue o lume e deixe repousar durante 10 minutos.
Pode servir o chá de cavalinha para emagrecer quente ou frio como preferir.
Este chá é apreciado por muitas pessoas mesmo que ainda não soubessem que era um bom chá para emagrecer. É aconselhado beber no máximo entre 2 a 3 chávenas de chá diariamente antes das refeições.
E você? Já conhecia ou já beber este chá? Conte-nos a sua experiência.