Causas da Acne

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como existem muitos mitos relacionados com a acne, por vezes, as pessoas não sabes quais são mesmo as causas da acne, que realmente podem despoletar surtos de espinhas.

Existem essencialmente três causas que fomentam a eclosão de acne, nomeadamente: a produção excessiva de oleosidade (sebo), células de pele mortas que irritam a pele, bem como o acumular de bactérias que entopem os poros.

A acne ocorre quando os folículos capilares ficam entupidos, em resultado da oleosidade e células de pele mortas. Os folículos capilares estão ligados às glândulas sebáceas, as quais emanam substâncias oleosas conhecidas como sebo, para lubrificar o cabelo e a pele. O sebo, em condições normais, atravessa os fios e folículos capilares até chegar à superfície da pele. Quando o seu corpo produz sebo de forma excessiva e células de pele mortas, o resultado é um acumular de bactérias que criam condições para o surgimento da acne.

A acne manifesta-se pelo aparecimento de borbulhas vermelhas, que podem conter pus, devido à inflamação ou infecção dos folículos capilares resultante do bloqueio dos mesmos. A inflamação ou bloqueio que se desenvolve a um nível mais profundo nos folículos capilares, pode resultar no surgimento de cistos.

 

Factores que Podem Piorar a Acne

Existem alguns factores que podem despoletar ou agravar a acne. Vejamos quais:

Hormonais – Andrógenos são hormonas que aumentam nos rapazes e raparigas durante a puberdade e que fazem com as glândulas sebáceas alarguem e produzam mais sebo. Alterações hormonais associadas à gravidez e o uso de contraceptivos orais podem também afectar produção de sebo.

Alguns Medicamentos – Medicamentos que contenham corticóides, andrógenos ou lítio são conhecidos por causar acne.

Dieta – Estudos indicam que alguns fatores dietéticos, incluindo produtos lácteos e alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo pães, biscoitos e batatas fritas, o que aumenta o açúcar no sangue, podem desencadear a acne.

Mitos Relativos à Acne

Contrariamente à crença popular, estes factores têm pouco efeito na eclosão da acne:

Alimentos Gordurosos e Chocolate já provaram ter pouco ou mesmo nenhum efeito no desenvolvimento da acne

Pele Suja. A Acne não resulta ou é causada pela sujidade. Na realidade, esfregar demasiado a pele ou limpar a mesma com sabonetes duros ou químicos pode irritar a pele e piorar a acne. Uma simples limpeza da pele para remover o excesso de oleosidade e células mortas é suficiente.

Existem vários tipos de acne, sendo que o mais comum é o tipo que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade faz com que os níveis hormonais subam, especialmente a testosterona. Contudo, não é só os adolescentes que são afectados pela acne. Por vezes, até os recém-nascidos têm acne, porque as suas mães passam-lhes hormonas pouco antes da concepção ou então devido a um crescimento do stress no parto, o qual faz com que o corpo do bebé liberte hormonas por si mesmo. Crianças e adultos também podem ter acne, se estiverem sujeitos às principais causas do surgimento da acne.

Algumas condições do sistema endócrino, como a síndrome dos ovários policísticos e síndrome de Cushing, podem levar a surtos de acne.

Após a identificação correta das causas da acne, é bem mais fácil preparar um plano adequado de combate à mesma, de forma a eliminar as suas marcas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.