As castanhas, o fruto por excelência do outono: virtudes e propriedades

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

castanhasAs castanhas são um alimento saudável e com importantes benefícios nutricionais que podemos encontrar nesta época outonal. Com efeito, quase que podíamos dizer que se trata do alimento mais característico do outono, uma época em que é comum comer castanhas assadas para ajudar a suportar melhor o frio habitual nesta bela época do ano.

Com efeito e como podemos ver ao longo deste artigo, trata-se de um fruto seco tremendamente rico em nutrientes, que nos fornece sobretudo hidratos de carbono e fibras, assim como vitaminas do grupo B, ideais para reduzir a sintomatologia própria do outono, em que é comum sentirmo-nos mais apáticos ou melancólicos.

As castanhas são um dos frutos por excelência do outono, uma altura e uma época de mudança, de recolhimento interior, e um tempo em que podemos começar a desfrutar do frío, da chuva, e de tudo aquilo que esta estação do ano representa.

Mas quais são as propriedades mais importantes e destacadas das castanhas?

A primeira coisa a destacar são as poucas calorias que as castanhas têm, algo que combina muito bem com o seu alto conteúdo em fibras, proteínas e hidratos de carbono.

É precisamente graças ao seu alto conteúdo em fibras que as castanhas são um alimento adequados contra a prisão de ventre. Para além disso são muito úteis nas dietas de emagrecimento porque têm um efeito claramente saciante.

São uma boa fonte de minerais, entre os quais se destacam o magnésio, potássio, ferro e fósforo. Para além disso e segundo alguns estudos também lhes são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e vasculares.

Também o facto de terem muita água (39,5 g/100 g) é um dado muito importante a ter em conta. São pobres em sódio e ricas em potássio, sendo, por isso, recomendadas nas dietas de pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos. Contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina. Esta propriedade é extremamente útil para quem tem excesso de ácido úrico e para pessoas que comem carnes vermelhas com frequência.

Apesar das castanhas serem também conhecidas por terem uma digestão pesada, se as mastigarmos bem e não as comermos em excesso, esta questão ficaria resolvida.

Mas para aquelas pessoas que têm um estômago mais delicado, recomendamos que as castanhas sejam consumidas na forma cozida ou assadas, evitando comê-las cruas.

castanhas assadas

Propriedades mais importantes das castanhas

  • Alto conteúdo em hidratos de carbono, proteínas e fibras.
  • Baixo conteúdo calórico (em torno de 221 kcal/100 gr).
  • Alto conteúdo em minerais: magnésio, potássio, ferro e fósforo.
  • Propriedades vasculares reconstituintes e anti-inflamatórias.

 

O outono é uma boa época para aproveitar e comer castanhas, sobretudo porque pode ir ao campo na companhia da sua família, com a sua cara-metade ou com os amigos, levar um saco e um pau de madeira e passar um dia inesquecível à procura de castanhas nas belas paisagens proporcionadas por esta época do ano.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...