O cardo mariano ou silybum marianum é uma planta herbácea da família das asteraceae que cresce sobretudo na região do mediterrâneo, Índia e até mesmo em certas zonas da Sibéria. Foi ainda cultivada em alguns países do centro da Europa, na Venezuela, na Argentina, Equador e China.
Caracteriza-se por ter caule ramificado que pode alcançar os 3,5 metros de altura. Por outro lado, as folhas medem entre 12 a 40 centímetros. O cardo mariano é utilizado há já vários séculos como planta medicinal com imensos benefícios para a saúde, especialmente porque tem silimarina.
A título de curiosidade, refira-se que o seu nome terá sido atribuído em honra à Virgem Maria. A lenda diz que Maria utilizou as folhas desta planta para ocultar Jesus das hostes de Herodes que procuravam por todos os recém-nascidos para os matar.
A partir de então, o cardo mariano teve uma grande influência religiosa. Com efeito, o seu uso era recomendado na Idade Média às mulheres que davam à luz, uma vez que se pensava que aumentava a produção de leite materno.
Benefícios principais do cardo mariano
Depois de conhecermos a curiosa história acerca desta planta medicinal vamos ver o que realmente importa e conhecer todos os benefícios do cardo mariano.
Protege o fígado
Já foi mostrado que esta planta medicinal evita algumas doenças hepáticas relacionadas com a vesícula biliar como por exemplo a hepatite, cirrose, fígado gordo. São problemas de saúde que estão na ordem do dia e que estão sobretudo relacionadas com o consumo excessivo de álcool ou com as dietas ricas em gorduras saturadas e açúcares.
Reduz os níveis de colesterol
Há também que referir que o consumo de cardo mariano reduz bastante os níveis de colesterol no sangue. Por esta razão, aconselha-se a sua toma a todas as pessoas com problemas de excesso de peso, uma doença que pode dar origem posteriormente a outras doenças cardiovasculares mais graves como a hipertensão.
Tem propriedades antioxidantes
O cardo mariano é uma dessas plantas com propriedades antioxidantes que nos ajudam a promover o correcto funcionamento do organismo, enquanto ao mesmo tempo evita a segregação de radicais livres. Estes componentes são muito nocivos para a nossa saúde, e libertam-se sobretudo quando bebemos álcool ou fumamos um cigarro.
Benéfico contra a dispepsia e acidez estomacal
É muito frequente sofrermos de acidez ou estômago pesado depois de uma refeição demasiado picante ou abundante. Se é um problema do qual padece frequentemente, então experimente tomar um pouco de cardo mariano após as refeições. Verá que os resultados serão melhores do que esperava. Também serve para tratar a diarreia e a prisão de ventre.
Contra-indicações do cardo mariano
Apesar de todos os seus benefícios e tal como acontece com qualquer planta medicinal, o cardo mariano tem também uma série de contra-indicações às quais devemos dar atenção:
- É desaconselhado o seu consumo depois das cirurgias. Isto deve-se ao facto do cardo mariano poder ter efeitos negativos na coagulação do sangue. Por essa razão, não deve ser tomado após uma operação.
- Cuidado com os diabéticos. Todas as pessoas com diabetes devem ter muito cuidado ao consumir esta planta, uma vez que afecta os níveis de glicose no sangue.
- Não deve ser misturado com certos medicamentos. O consumo de cardo mariano unido a certos medicamentos para tratar a depressão pode ter um efeito tóxico no nosso organismo. Por essa razão, recomenda-se uma consulta ao seu médico de família se estiver a usar qualquer um destes fármacos.