O cardiologista Valentin Fuster Director do Instituto Cardiovascular do Hospital Monte Sinai de Nova Iorque explica que o exercício pode ser uma das melhores coisas que pode fazer para cuidar do seu coração, mesmo se já tiver algum problema cardíaco.
Tabela de Conteúdos
Estes são alguns dos benefícios do exercício físico:
- Fortalece o coração
- Pode melhorar a insuficiência cardíaca
- Diminui a tensão arterial
- Torna-o mais forte
- Ajuda a alcançar um peso saudável
- Ajuda a controlar o estresse
- Reforça o estado anímico e a auto-estima
- Melhora o sono
Tipos de exercício recomendados pelo cardiologista
O plano de treinamento incluirá geralmente estes dois tipos principais de exercício:
O exercício cardiovascular ou aeróbico: Este é o que tem mais benefícios para o coração. Exemplos: caminhar, correr, saltar à corda, andar de bicicleta, esqui, patinagem, remo e aulas de aeróbica ou cardio. Estes fortalecem o coração e os pulmões. Com o tempo, o exercício aeróbico pode ajudar a controlar a tensão arterial e melhorar a respiração. Desta forma, o coração não terá que trabalhar tão duro durante o exercício.
O treino de força. Estes exercícios ajudam a construir os músculos. Podem ser usados pesos de mão, máquinas de pesos no ginásio, ou o próprio peso corporal. De uma forma geral, fazem-se várias séries de cada exercício, e depois deixa-se os músculos descansar um dia ou dois entre as sessões.
Os alongamentos também ajudam. Mas faça-os com cuidado e depois de ter terminado o seu treino. Nunca alongue os músculos até doer. E não faça alongamentos sem ter feito um aquecimento prévio.
É possível que deseje trabalhar com um treinador pessoal certificado. O ideal seria um treinador habilitado a ajudar pessoas com problemas de coração, ou pelo menos no início.
Doenças cardíacas e o exercício físico
Antes de começar o exercício faça um aquecimento. Isto ajuda o corpo a adaptar-se mais facilmente. Uma boa forma de aquecer é realizar o que planeia fazer durante o treino, mas a um ritmo lento.
Mas tenha cuidado. Se tiver dores no peito, dificuldade para respirar ou tonturas, deve deixar imediatamente de fazer exercício e informar o seu médico sobre os sintomas.
Como conseguir melhores resultados e um coração mais saudável
A American Heart Association recomenda que se faça exercício na maior parte dos dias da semana.
Se não é atualmente uma pessoa ativa, então pode começar devagar e ir fazendo gradualmente treinos mais longos. Deve conseguir falar durante o treino. Se não conseguir, então o exercício será provavelmente demasiado intenso para si. Espere pelo menos uma hora depois de comer antes de começar a fazer exercício.
Recomendações básicas para fazer exercício físico
Deixe imediatamente de fazer exercício e chame um médico se tiver algum destes sintomas:
- Dores no peito
- Fraqueza
- Tonturas
- Aumento inexplicável de peso ou inchaço
- Pressão ou dor no peito, pescoço, braço, mandíbula ou ombro
- Alguns sintomas que lhe possam causam preocupação
Se os sintomas continuarem depois de deixar de fazer exercício, deve consultar um médico.
Lembre-se que fazer exercício pode fazer com que os seus músculos doam de início. Isso é normal, mas a dor irá desaparecer com o tempo porque o corpo vai-se acostumar aos movimentos. No entanto, se tiver qualquer dor repentina ou forte, deixe de fazer exercício.