Guia do cardiologista para um coração saudável

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cardiologistaO cardiologista Valentin Fuster Director do Instituto Cardiovascular do Hospital Monte Sinai de Nova Iorque explica que o exercício pode ser uma das melhores coisas que pode fazer para cuidar do seu coração, mesmo se já tiver algum problema cardíaco.

 

Estes são alguns dos benefícios do exercício físico:

  • Fortalece o coração
  • Pode melhorar a insuficiência cardíaca
  • Diminui a tensão arterial
  • Torna-o mais forte
  • Ajuda a alcançar um peso saudável
  • Ajuda a controlar o estresse
  • Reforça o estado anímico e a auto-estima
  • Melhora o sono

 

Tipos de exercício recomendados pelo cardiologista

O plano de treinamento incluirá geralmente estes dois tipos principais de exercício:

O exercício cardiovascular ou aeróbico: Este é o que tem mais benefícios para o coração. Exemplos: caminhar, correr, saltar à corda, andar de bicicleta, esqui, patinagem, remo e aulas de aeróbica ou cardio. Estes fortalecem o coração e os pulmões. Com o tempo, o exercício aeróbico pode ajudar a controlar a tensão arterial e melhorar a respiração. Desta forma, o coração não terá que trabalhar tão duro durante o exercício.

O treino de força. Estes exercícios ajudam a construir os músculos. Podem ser usados pesos de mão, máquinas de pesos no ginásio, ou o próprio peso corporal. De uma forma geral, fazem-se várias séries de cada exercício, e depois deixa-se os músculos descansar um dia ou dois entre as sessões.

Os alongamentos também ajudam. Mas faça-os com cuidado e depois de ter terminado o seu treino. Nunca alongue os músculos até doer. E não faça alongamentos sem ter feito um aquecimento prévio.

É possível que deseje trabalhar com um treinador pessoal certificado. O ideal seria um treinador habilitado a ajudar pessoas com problemas de coração, ou pelo menos no início.

coração saudávelDoenças cardíacas e o exercício físico

Antes de começar o exercício faça um aquecimento. Isto ajuda o corpo a adaptar-se mais facilmente. Uma boa forma de aquecer é realizar o que planeia fazer durante o treino, mas a um ritmo lento.

Mas tenha cuidado. Se tiver dores no peito, dificuldade para respirar ou tonturas, deve deixar imediatamente de fazer exercício e informar o seu médico sobre os sintomas.

 

Como conseguir melhores resultados e um coração mais saudável

A American Heart Association recomenda que se faça exercício na maior parte dos dias da semana.

Se não é atualmente uma pessoa ativa, então pode começar devagar e ir fazendo gradualmente treinos mais longos. Deve conseguir falar durante o treino. Se não conseguir, então o exercício será provavelmente demasiado intenso para si. Espere pelo menos uma hora depois de comer antes de começar a fazer exercício.

 

Recomendações básicas para fazer exercício físico

Deixe imediatamente de fazer exercício e chame um médico se tiver algum destes sintomas:

  • Dores no peito
  • Fraqueza
  • Tonturas
  • Aumento inexplicável de peso ou inchaço
  • Pressão ou dor no peito, pescoço, braço, mandíbula ou ombro
  • Alguns sintomas que lhe possam causam preocupação

Se os sintomas continuarem depois de deixar de fazer exercício, deve consultar um médico.

Lembre-se que fazer exercício pode fazer com que os seus músculos doam de início. Isso é normal, mas a dor irá desaparecer com o tempo porque o corpo vai-se acostumar aos movimentos. No entanto, se tiver qualquer dor repentina ou forte, deixe de fazer exercício.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.