campimetria

Campimetria

campimetriaA campimetria é um exame médico feito aos olhos, com o objectivo de avaliar se o campo de visão periférica e central estão mantidas ou diminuídas ou se há alterações na visão.
A visão central é a que o oftalmologista mede ao perto e ao longe, a periférica é a visão que se tem lateralmente. Normalmente, o campo de visão é de 180º se a pessoa tiver os dois olhos abertos. Este campo é reduzido para 160º na campimetria, porque durante o exame um dos olhos fica tapado e a cana do nariz tapa uma pequena parte da visão. Algumas doenças também reduzem o campo de visão periférica.
Este exame permite detectar se a perda de visão foi em pequenas zonas ou num quadrante, algumas doenças do nervo óptico, tumores, etc.

Preparação para a campimetria

Este exame não precisa de preparação em casa nem de medicação durante ou após a sua realização.

Realização do exame

Este exame é feito numa sala com pouca luz. É colocado um tampão no olho, a pessoa senta-se à frente do aparelho, coloca o queixo e encosta a testa numa zona própria.
Na parte central do aparelho, surge uma luz fixa, para onde se deve olhar durante todo o exame. Ao longo do exame, aparecem focos de luzes de forma alternada que podem ou não ser vistos pela pessoa. Sempre que a luz é observada, carrega-se num botão.
O exame é feito de igual modo em cada olho e demora cerca de 20 minutos.
Referências: Manual de Enfermagem: Exames Laboratoriais e Diagnósticos – Editora – Editora Nova Guanabara
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.