pedra no rim

Cálculos Renais ou Pedra no Rim

pedra no rimUma pedra no rim é um pedaço sólido de material que se forma a partir da cristalização de substâncias excretadas na urina. A pedra pode permanecer no rim ou soltar-se e percorrer o sistema urinário. Uma pequena pedra pode passar todo o caminho para fora do corpo, mas uma pedra maior pode ficar presa num ureter, na bexiga ou na uretra. Isso pode bloquear o fluxo de urina e causar muita dor.

Uma pedra no rim pode ser tão pequena quanto um grão de areia ou tão grande como uma pérola, e alguns casos são tão grandes como bolas de golfe. Podem ser lisas, de forma irregular, e são normalmente de cor amarela ou castanha.

Tabela de Conteúdos

Alguns dos diferentes tipos de pedra no rim

Uma pedra rim (cálculo renal) desenvolve-se a partir de cristais que separam-se a partir da urina e acumulam-se nas superfícies interiores do rim. Normalmente, a urina contém substâncias químicas que impedem ou inibem a formação de cristais. No entanto, em algumas pessoas, as pedras podem-se formar. Os cristais que permanecem pequenos o suficiente, viajam  através do sistema urinário e saem do corpo pela urina, sem sequer serem notados.
Cálculos de Cálcio. Cálculos de Cálcio são o tipo mais comum de pedras. O cálcio é uma parte normal de uma dieta saudável e é usado pelos ossos e músculos. O cálcio que não é utilizado pelo organismo vai para os rins, onde é normalmente levado com o resto da urina. Em algumas pessoas, no entanto, o cálcio, que fica para trás junta-se com outros produtos residuais e formam uma pedra.
Cálculos de estruvita. As pedras de estruvita são um tipo de pedra que contém  magnésio mineral e amoníaco residual. Pode desencadear uma infecção no sistema urinário.
Cálculos de Ácido Úrico. Pedras de ácido úrico podem formar-se quando há demasiado ácido na urina.
Cálculos de cistina. Cistina, um dos blocos de construção que compõem os músculos, nervos e outras partes do corpo, podem acumular-se na urina e formar uma pedra. Os cálculos de cistina são raros. A doença que causa cálculos de cistina (cistinose) é normalmente hereditário.

Quais são os sintomas de pedras no rins?

A seguir estão os sintomas mais comuns de pedra no rim. No entanto, cada indivíduo pode ter sintomas de forma diferente. Os sintomas podem incluir:

  • Dor muito forte na parte de trás ou de lado. Mudar as posições não ajuda. A dor pode ir e vir.
  • Sangue na urina
  • Náuseas e vómitos
  • Urina turva
  • Urinar frequentemente
  • A sensação de ardência ao urinar
  • Febre e calafrios
Atenção médica imediata para pedras nos rins é necessária.
Os sintomas de pedra nos rim podem assemelhar-se a outras condições ou problemas médicos. Consulte sempre o seu médico para um diagnóstico.

Qual é o tratamento para a pedra no rim?

Tratamento específico para pedras nos rins será determinado pelo seu médico baseado em:
  • Idade, saúde geral, e historial médico
  • Extensão da doença
  • A tolerância para medicamentos específicos, procedimentos, ou terapias
  • Expectativas para o curso da doença
Algumas pedras nos rins saem do corpo, sem qualquer intervenção por um médico. Nos casos em que causam duração dos sintomas ou outras complicações, pedras nos rins podem ser tratadas com várias técnicas, incluindo as seguintes:
Ondas de choque extracorpórea por ondas de choque ou de litotripsia (LECO). Este tratamento usa uma máquina para enviar ondas de choque diretamente para a pedra nos rim para quebrar uma grande pedra em pedras menores, que passam através do sistema urinário. Existem dois tipos de máquinas de onda de choque: enquanto numa máquina, o paciente fica numa banheira com água, noutra, o paciente deita-se sobre uma mesa.
Ureteroscópio. Um arame longo com uma câmara ligada a ele é inserido na uretra do paciente e passa através da bexiga para o ureter onde a pedra está localizada. Uma mecanismo é usado para obter a pedra e removê-la.
Percutânea nephrolithotomy. Um pequeno corte é feito nas costas do paciente e um túnel estreito é feito através da pele para a pedra no interior do rim.  O médico pode remover a pedra no rim através deste túnel.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.