cacau puro

Cacau puro ou amargo: Porque é tão saudável? Conheça os seus benefícios.

cacau puroO cacau puro ou amargo é um alimento maravilhoso, de sabor amargo e incríveis benefícios para a saúde. Descubra neste artigo porque o cacau puro ou amargo é tão benéfico para a saúde.
O cacau é um alimento bom, saudável e rico. Como todos sabemos, é a base do chocolate, um doce desejado por todos, crianças e graúdos, e que tem o seu máximo expoente na pastelaria. Mas nem todos os tipos de cacau são iguais. O cacau negro ou amargo é o mais saudável de todos porque tem muitos nutrientes benéficos à nossa saúde.
Mas sabemos realmente o que é cacau puro? Neste artigo vamos conhecer os seus benefícios, composição nutricional e como o consumir.

O que é o cacau negro? Porque é considerado cacau puro?

O cacau puro é um alimento medicinal procedente das Américas. É considerado puro, amargo ou negro quando é feito com grãos de cacau tostados e sem a adição de leite ou quaisquer outros ingredientes.
As vagens de cacau são o fruto do cacaueiro. Têm uma forma alargada e contêm entre 30 a 40 sementes. A título de curiosidade, é importante referir que para se obter um quilo de cacau são necessárias entre 300 a 600 sementes. Para além disso, é caracterizado por conter pouco açúcar. Há que destacar que o seu sabor é amargo, e apenas se torna mais doce quando é adicionado açúcar e outros ingredientes.

Mas porque faz bem à saúde?

De uma forma geral, o cacau puro tem 510 Kcal/100 gr; 5.3 gr/100 gr de proteínas; 30 gr/100 gr de gordura, 47 gr/100 gr de hidratos de carbono, e 20 (9,4u) de índice glicémico. Entre os componentes nutricionais do cacau puro é importante destacar que tem mais de 50 nutrientes distintos e que tem um importante poder antioxidante.
Mas há mais, pois tem uma grande acção anti-inflamatória graças ao seu alto conteúdo em polifenóis (10 a 50mg por grama), os quais (por exemplo) também podemos encontrar no vinho.
O cacau também tem teobromina, uma substância parecida com a cafeína mas que neste caso não tem efeitos estimulantes.
Entre as suas muitas propriedades, é também um poderoso relaxante muscular. Por outro lado, os ácidos gordos do cacau são bons para a saúde, para além de conter muita fibra, o que é excelente para regular os problemas digestivos.
chocolate negro

Benefícios do cacau puro para a saúde

Previne certas doenças

Por conter antioxidantes, o cacau ajuda não só a prevenir o envelhecimento e os radicais livres, como ainda outras doenças relacionadas com o coração.

Nutrição general

Por ter uma grande diversidade de minerais e vitaminas, como por exemplo o magnésio, é muito rico nutricionalmente e dá-nos a energia que precisamos para enfrentar o resto do dia.
O magnésio, por exemplo, ajuda a fortalecer a musculatura. E, graças ao cálcio, também fortalece os ossos e os dentes.

Ajuda as nossas defesas

Neste caso, o cacau puro tem vitamina C, entre outras, o que protege o sistema imunitário e nos defende de diversas doenças comuns.

Ajuda a tratar problemas digestivos

Por ter fibra, o cacau puro ou amargo é bom para regular as funções do intestino. Por um lado, contribui para a eliminação de substâncias tóxicas do organismo, e por outro, protege o sistema digestivo. Tudo isso ajuda-nos a manter a linha.

Faz-nos ter energia e andar mais felizes

O cacau tem triptofano, um aminoácido que produz serotonina, a qual está ligada à sensação de bem-estar e felicidade. É por isso que o cacau nos dá aquela sensação de felicidade de que tanto gostamos. Também nos dá energia e é recomendável para superar os estados de ansiedade, irritabilidade e depressão.

Contra a retenção de líquidos

As sementes do cacau são diuréticas e ajudam a eliminar líquidos do organismo. Por essa razão ajudam a combater a retenção de líquidos.

Beleza

Também no campo da beleza o cacau tem os seus benefícios. Por exemplo, a própria manteiga de cacau serve como protector labial e também protege outras partes do corpo da secura e das condições atmosféricas menos favoráveis.
Os cremes de cacau são antioxidantes, pelo que ajudam a travar os efeitos do envelhecimento prematuro da pele. Para além disso, costuma-se usar o óleo puro de cacau nas massagens para relaxar a mente e o corpo, deixando assim a pele com um aspecto mais saudável e jovem.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.