Os olhos são um dos órgãos mais complexos e delicados do nosso corpo. É graças a eles que podemos perceber o mundo que nos rodeia. Daí a importância de cuidarmos da nossa visão.
Embora seja natural perder uma certa percentagem da visão (pois faz parte do envelhecimento biológico dos olhos) e ter problemas comuns, tais como miopia e astigmatismo, existem diferentes exercícios oftalmológicos que podem ajudá-lo. Para além disso, há certos alimentos que também ajudam a nossa saúde visual.
Tabela de Conteúdos
Dicas para cuidar da saúde ocular
Aqui estão algumas dicas curtas e simples para cuidar dos seus olhos. Deve ficar esclarecido que não podem restabelecer a visão ou corrigir doenças oculares, mas podem prevenir doenças futuras.
Podem também desenvolver certas capacidades visuais quando existe algum tipo de dificuldade, ou simplesmente relaxar os olhos.
Boa alimentação
Se há uma coisa que é clara, é que a alimentação está diretamente relacionada com a nossa saúde, e, sim: também com a nossa saúde visual. Alguma vez ouviram dizer que as cenouras são boas para a nossa visão? A verdade é que as cenouras contêm grandes quantidades de beta-caroteno e vitamina A. Segundo os peritos, estes dois elementos podem melhorar a saúde dos olhos e fornecer uma fonte de vitaminas para prevenir a degeneração macular e as cataratas.
Uma boa nutrição e cuidados para a nossa saúde ocular vão para além das cenouras. Em geral, a boa saúde dos olhos inclui frutas e vegetais como cebolas, espinafres, brócolos e mirtilos, bem como alimentos ómega 3 como peixe, ovos e nozes.
Os citrinos são altamente recomendados para a saúde dos olhos, devido ao seu elevado teor de vitamina C. Isto é responsável pela produção de colagénio à volta dos seus olhos e ajuda a manter os vasos sanguíneos nos seus olhos saudáveis. Também o ajuda a absorver melhor outras vitaminas e nutrientes.
Exercício para a saúde ocular
Pode parecer estranho no início pensar que existe algo como o exercício dos olhos. No entanto, isto é muito real. Os músculos dos olhos também precisam de ser exercitados de tempos a tempos e servir como terapia oftalmológica que se pode fazer em casa. Ao fazer estes exercícios oftalmológicos, pode atrasar os efeitos do envelhecimento natural dos olhos e melhorar alguns problemas visuais ligeiros, tais como estrabismo e problemas oculares preguiçosos.
No entanto, isto não significa que possam curar condições como a miopia ou o astigmatismo, uma vez que não modificam a fisiologia do olho. Por outro lado, é de notar que, como qualquer exercício, é uma questão de perseverança e de treino.
Pestanejar
Sempre que pestanejamos, humedecemos os nossos olhos, e isto ajuda a expelir elementos externos nocivos. Este exercício é especialmente importante para aqueles que passam muito tempo no computador. Quando estamos em frente de um ecrã, piscamos menos os olhos, para que os nossos olhos possam ficar secos e cansados.
Para combater a secura, pestanejar rápida e duramente, desviando o olhar do ecrã. Por outro lado, pode utilizar este exercício para se adaptar melhor à luz quando acordar. Neste caso, fá-lo lentamente. Piscar também fortalecerá os seus músculos oculares e a circulação sanguínea.
Massagens oculares
Este exercício é ideal para quando os nossos olhos ficam cansados. Feche os olhos e aplique uma leve pressão com os dedos durante dois ou três segundos. Isto ajuda a melhorar a circulação. Neste ponto, é de notar que não se deve esfregar os olhos bruscamente, pois isto pode afetar a sua córnea.
Exercícios de enfoque
Estes consistem em focalizar a diferentes distâncias. Coloque o dedo ou um objecto em frente do olho e mova-o entre longe e perto. A ideia é alternar a distância e concentrar-se num e no outro durante pelo menos um minuto. O objectivo deste exercício é melhorar a sua visão, focando mais rapidamente e evitando a presbiopia (perda da capacidade dos olhos para focar).
Exercícios com a cabeça imóvel
Estes funcionam de forma semelhante aos exercícios anteriores. Neste caso, o dedo ou objecto é movido através do campo visual. O objectivo destes exercícios é melhorar o tónus muscular dos olhos, e aliviar algumas condições como a vertigem.
Para além destas dicas, recomendamos controles de rotina com o seu oftalmologista. Além disso, tente proteger os seus olhos da luz, quer seja luz solar ou artificial. Por um lado, pode usar óculos escuros para se proteger dos raios do sol. Por outro lado, para proteger os seus olhos da luz artificial de dispositivos móveis, pode reduzir o brilho dos ecrãs e fazer pausas regulares. Finalmente, não se esqueça da boa higiene. Não toque nos seus olhos com as mãos sujas e certifique-se de que os seus olhos estão hidratados. Isto irá ajudar os seus olhos a descansar e a permanecer saudáveis.