Costuma ter a boca seca? Será que sofre de xerostomia?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

xerostomiaTalvez já lhe tenha acontecido ficar com a boca seca quando está muito tempo seguido a falar. Ou talvez quando fica irritado sente que a sua boca deixa de produzir saliva. Apesar de tudo, estas são situações passageiras. Não são exactamente a condição que é conhecida como boca seca ou xerostomia. A boca seca é um problema pelo qual não vai certamente querer passar, uma vez afecta não só a boca, dentes e gengivas, como também afecta a capacidade de saborear os alimentos. Imagine o que significaria não poder desfrutar do sabor da fruta, de um bom assado ou de um delicioso gelado.

Como será de imaginar, a causa principal para que a boca fique seca é a falta de saliva. A saliva não só ajuda a manter a boca húmida, como também é fundamental para manter as gengivas saudáveis e para prevenir que os dentes caiam. A saliva tem várias funções, nomeadamente manter a boca asseada, eliminar os restos de comida que possam ficar entre os dentes, controlar o crescimento das bactérias na boca e ajudar na digestão.

Tenho quase a certeza que não sabia que a saliva tinha todas estas funções. No entanto, há situações em que a saliva pode faltar.

 

Mais do que uma simples sede: alguns sintomas de boca seca

A boca seca é uma condição que pode causar muitos incómodos. Pode sentir primeiro que toda a boca está extremadamente seca e em alguns casos até pegajosa. Poderá experimentar uma grande sensação de sede ou a necessidade de beber líquidos todo o tempo para conseguir hidratar a boca naturalmente.

 

Quais são as causas da xerostomia?

A boca seca pode estar relacionada directamente com os hábitos diários de cada pessoa. Não quero dizer que você está a eliminar deliberadamente a saliva da boca. No entanto, se é fumador isso pode fazer secar a boca. Se mastiga tabaco, também está a contribuir para ficar com a boca seca porque a produção de saliva é afectada. Se já pensou em deixar o tabaco, então esta é mais uma razão. Não só vai evitar ficar com a boca seca, como também poderá melhorar a sua saúde em geral.

boca seca

Outras causas para ter a boca seca

A boca seca pode também ser um efeito secundário ou uma consequência de algumas doenças ou de tratamentos médicos. Por exemplo, pode ser devida a um acidente ou uma cirurgia que tenha causado uma lesão nos nervos do pescoço ou da cabeça que estão nessa zona. Por vezes os danos podem dever-se ao tratamento das glândulas salivares por radiação (radioterapia), no caso de um cancro.

Também alguns casos de febre, diarreia ou perda de sangue e outros problemas relacionados com desidratação podem fazer ter a boca seca. Mas tudo isso é transitório (de uma forma geral).

A boca seca pode ser um efeito secundário de algumas doenças. Entre elas estão o Parkinson, a diabetes, o Alzheimer, a anemia, a fibrose cística, a papeira (caxumba), algumas doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, a depressão, a ansiedade, ou o VIH/SIDA, entre outras.

Vários medicamentos, alguns dos quais de venda livre também podem causar este problema. Tenha alguma atenção se toma medicamentos para tratar as náuseas, a incontinência urinária, a depressão, o acne ou a hipertensão.

Embora possa parecer que a boca seca seja uma situação sem grande importância, tenha cuidado e veja se é uma situação persistente e incómoda, porque nesse caso já poderá indicar algo mais grave. Se tem sintomas persistentes, visite o seu médico. Ele ou ela poderão avaliar o que se passa e verificar se será conveniente mudar algum medicamento que esteja a tomar, ou se será necessário usar alguns medicamentos para tratar a boca seca, como por exemplo Salagen.

Para além disso, você também pode ajudar a prevenir este problema, se:

  • Estiver sempre bem hidratado e beber bastante água durante todo o dia
  • Respira pelo nariz em vez da boca para evitar a secura da boca.
  • Utiliza vaporizadores que o ajudem a manter um ambiente húmido, tanto onde vive como no seu local de trabalho.

Para além disso, se acha que os doces ou as pastilhas ajudam a produzir saliva, então também os pode usar. Mas que sejam sem açúcar para evitar consumir mais açúcar do que o necessário para evitar que os seus dentes fiquem danificados.

A saúde da sua boca está nas suas mãos. Mantenha hábitos de vida saudáveis, hidrate-se e recorra ao seu médico quando for necessário. Se a sua boca estiver bem hidratada e mantiver os níveis de saliva necessários, então irá ficar literalmente “com água na boca” quando estiver em frente a um prato delicioso. Só isso vale a pena evitar os sintomas da boca seca, não acha?

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.