O cardo mariano, de nome científico Silybum marianum, é uma planta medicinal também conhecida como cardo-de-santa-maria, cardo-leiteiro, cardo-santo, cardo-branco e outras denominações. Pode alcançar entre 70-150 cm de altura, e tem um caule muito recto com flores de cor púrpura. Tem imensos benefícios para a saúde, especialmente para o fígado, protegendo-o das toxinas e estimulando o crescimento de novos tecidos, o que é muito importante para eliminar venenos biológicos.
Hoje vou fazer um pequeno resumo dos benefícios do cardo mariano, que pode ser encontrado nas ervanárias e lojas especializadas, tanto em pó como em comprimidos.
Principais benefícios do cardo mariano
- Excesso de ferro: ajuda a reduzir o ferro em excesso no organismo e que costuma ser causado por anemia, algo que é preciso ter em conta já que um excesso pode provocar danos no fígado.
- Antioxidante natural: é um antioxidante muito poderoso e ajuda a remover elementos tóxicos do corpo. Quando o fígado é prejudicado pelo consumo de álcool, uso de esteróides, poluentes, ou qualquer outro factor ambiental, o cardo mariano ajuda o fígado a gerar novas células hepáticas.
- Contra o cancro: segundo diversos estudos, esta planta faz com que as células cancerígenas se comportem como células normais, pelo menos no caso de cancro da próstata. Para além disso, ajuda a potenciar a medicação utilizada contra o cancro, tornando os tratamentos mais efectivos.
- Reduz o colesterol: tem propriedades inibem o colesterol, o que faz diminuir os níveis de mau colesterol e aumentar os níveis de bom colesterol.
Recomendações
Se estiver a tomar qualquer tipo de medicação, fale primeiro com o seu médico para o questionar se pode tomar cardo mariano, uma vez que poderá haver incompatibilidade com os medicamentos que possa já estar a tomar. Não abandone nenhum tratamento recomendado por um médico para começar a tomar esta planta.