Os tomates são normalmente considerados como sendo vegetais, mas na realidade são uma fruta. Mas para além desta curiosidade, os tomates são um alimento muito versátil que nos podem ajudar a melhorar imenso a saúde. Para além disso, têm ainda um sabor excelente e podem ser consumidos crus, em saladas, sandes ou cozinhados. Acredita-se que o consumo de tomate tenha benefícios em relação ao coração, entre outros. Os tomates contêm licopeno, um dos antioxidantes naturais mais poderosos. Em certos estudos o licopeno mostrou ajudar na prevenção de cancro da próstata, mas outros estudos vieram contradizer essa conclusão. O licopeno também mostrou poder melhorar a capacidade da pele de proteção contra os raios UV. Os tomates também contêm vitamina C e vitamina A. O consumo de tomate tem sido associado à diminuição do risco de cancro da mama, para além de mostrarem ter um efeito de proteção contra doenças neuro-degenerativas.
Atualmente os tomates são considerados como um alimento muito importante na dieta de todas as pessoas e também estão incluídos na dieta mediterrânica. Um tomate inteiro tem 22 calorias, 0 gramas de gordura, 5 gramas de hidratos de carbono, 1 grama de fibra dietética, 1 grama de proteína e 6 miligramas de sódio. Para além disso fornecem 40% da vitamina C diária recomendada, 20% da dose diária recomendada de vitamina A, 2% do ferro que é necessário por dia e 1% das necessidades diária de cálcio, e tudo isto num só tomate! Quer conhecer mais benefícios dos tomates para a saúde?
Tabela de Conteúdos
Previnem o cancro
Existem imensos estudos que concluíram que os tomates ajudam a diminuir o risco de contrair cancro, sobretudo os do pulmão, estômago e da próstata. Como já referimos, os tomates contêm uma substância chamada licopeno que é a responsável pela sua cor vermelha, e que se pensa poder ajudar a proteger as pessoas contra o cancro. Comer tomates com um pouco de gordura, como por exemplo azeite, faz com que o licopeno seja melhor absorvido pelo corpo.
Protegem dos radicais livres
Os tomates são ricos em antioxidantes, em vitamina C e em vitamina A. Estas vitaminas ajudam-nos a defender dos radicais livres que prejudicam a saúde, daí que os tomates nos possam ajudar a prevenir doenças relacionadas com a idade, como por exemplo, a diabetes.
Protegem contra a inflamação
Beber um sumo de tomate por dia pode reduzir os níveis de TNF-alfa (que causa a inflamação) no sangue. Para além disso, ter altos níveis de TNF-alfa também pode causar doenças crónicas e degenerativas como o cancro, doenças cardiovasculares ou osteoporose.
Reduzem o risco de doenças cardiovasculares
Os tomates contêm nutrientes importantes como a niacina, o ácido fólico e a vitamina B6, que estão associadas à redução dos riscos de vir a ter alguma doença cardíaca. As pessoas que comem muitos tomates por semana (entre 7 a 10 tomates inteiros) têm menos doenças cardiovasculares do que as outras pessoas que não os consomem.