Gosta de alimentos picantes? Embora tudo o que é em excesso possa fazer mal, também é verdade que os alimentos picantes são benéficos para o organismo, sempre e quando consumidos de uma forma equilibrada.
Mas hoje o nosso repto é: sabe quais são os benefícios de incorporar alimentos picantes na sua dieta? Vamos esclarecer estas dúvidas.
Queimam calorias
Embora as opiniões sejam divergentes, antes de consumir alimentos picantes deve-se ter em conta que nem todas as pessoas são capazes de resistir igualmente a este tipo de comida. Assim, se estiver a pensar em dar um toque picante à sua dieta, pode fazê-lo, mas sempre de uma forma moderada e conhecendo os seus limites.
Entre os muitos benefícios, os alimentos picantes ajudam a queimar calorias e ainda dão uma grande sensação de saciedade.
Melhoram a circulação
Consumidos de forma responsável, os alimentos picantes também ajudam a melhorar a circulação. Isto acontece porque quando se come produtos picantes, a temperatura do corpo aumenta, aumentando também o fluxo sanguíneo e levando mais sangue até ao coração.
Para além disso, a comida picante também é um poderoso afrodisíaco e pode mesmo ajudar a combater os resfriados, pois ajuda a equilibrar a temperatura do corpo quando se tem gripe.
Reduz o risco de cancro
Segundo alguns estudos, o picante também poderá reduzir o risco de vir a ter cancro, uma vez que a capsaicina (um componente existente nos alimentos picantes) reduz o crescimento das células cancerosas.
Em alguns casos, os alimentos picantes também previnem os danos gástricos provocados por certos medicamentos. Para além disso ainda ajudam a evitar a formação de coágulos sanguíneos.
Em qualquer caso, nunca se esqueça que embora os alimentos picantes possam trazer benefícios para algumas pessoas, isso não quer dizer que se deva abusar deles.