Se for como eu e gostar muito de queijo, deve saber que para além do seu inigualável sabor, tem imensas propriedades que fazem bem à saúde. Trata-se de um alimento derivado do leite, pelo que tem um alto conteúdo de cálcio, um mineral fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes. Além do mais, é ainda rico em proteínas e fósforo.
Embora deva ser consumido com moderação (em grande quantidade engorda), é importante que esteja incluído na dieta diária, pois é bom para as defesas do corpo, fortalecendo o sistema imunológico, para além de ser ajudar a combater a osteoporose e outros problemas relacionados com os ossos.
Este alimento é muito importante em algumas etapas da vida como por exemplo durante o crescimento em crianças e adolescentes, na gravidez e no período de aleitamento materno, durante a menopausa e na terceira idade.
O queijo faz também bem à saúde da boca e dentes. Por um lado fortalece e ainda ajuda a reduzir a placa bacteriana, e por outro dinamiza a produção de saliva e mantém a boca limpa.
É um alimento que fornece vitamina B, algo muito importante para manter a pele saudável e atractiva, uma característica muito interessante para as mulheres. Também para elas é importante saber que alivia os sintomas da síndrome pré-menstrual e que ajuda as grávidas a produzir leite materno.
Por outro lado, o queijo pode ajudar a prevenir o cancro, pois é rico em ácido linoleico conjugado (CLA). Segundo alguns estudos, será sobretudo adequado para prevenir o cancro do cólon.
De qualquer forma, nem todos os queijos são iguais. Por exemplo, os mais duros são mais ricos em cálcio e fósforo, enquanto os mais gordos têm maiores quantidades de vitamina A e os amanteigados vitamina B.