Os benefícios do chá verde para a saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Benefícios do chá verde para a saúdeHá cerca de 5000 anos que as pessoas já bebem chá, quer simplesmente como bebida, quer para uso medicinal. Você decerto já ouviu falar nos benefícios do chá verde para a saúde, mas sabe especificamente quais são? Neste artigo vamos ver as vantagens que o consumo deste chá tem para a sua saúde e explorar as propriedades do mesmo, no qual assentam todos esses benefícios.

Naturalmente, estes aspectos positivos do chá para a saúde assentam em diversas pesquisas e estudos científicos desenvolvidos ao longo de vários anos, mas vejamos mais abaixo.

 

Benefícios do chá verde para a saúde

 

Previne e inibe o cancro da mama

O chá verde é rico em antioxidantes, nomeadamente o antioxidante EGCG (Epigallocatechin gallate), o que ajuda a prevenir danos nas células do corpo, bem como o envelhecimento prematuro. Estudos demonstram que a conjugação de chá verde e o EGCG pode ser benéfico na prevenção de certos tipos de cancro, inclusive o cancro da mama. Um estudo em particular, realizado recentemente na Universidade do Mississippi, demonstrou que o consumo deste antioxidante inibe o crescimento do tumor nos seios de ratos fêmeas.

 Previne a perda de memória relacionada com a apneia do sono

As pessoas que sofrem de apneia do sono literalmente deixam de respirar repetidamente, durante o sono, e por vezes por mais de um minuto. Na sua forma mais severa, na apneia de sono obstrutiva, isto pode acontecer muitas vezes durante uma única noite e privar o cérebro de oxigénio, o que pode levar a danos no cérebro e a potenciais problemas de memória.

De acordo com pesquisas recentes, substâncias naturais no chá verde parecem colmatar esse défices. Usar chá verde. em detrimento de medicamentos, pode prevenir défices no cérebro causados por hipóxia e pode ser uma importante ajuda para preservar a memória de milhões de pessoas, que sofrem de apneia de sono.

 

Pode adiar o começo da diabetes de tipo 1

Um antioxidante muito importante presente no chá verde pode prevenir ou adiar o começo da diabetes de tipo 1, pelo menos é o que sustenta um estudo recente realizado no estado de Geórgia, EUA, por um colégio médico. Segundo o mesmo, o EGCG, que é o antioxidante predominante no chá verde, ajuda a prevenir a diabetes de tipo 1, uma doença auto-imune, ou seja, uma doença que faz com que o corpo se ataque a si próprio, e que afecta milhões de pessoas, em todo o mundo.

 

Abranda a progressão do cancro da próstata

O cancro da próstata é umas das principais causas de morte dos homens, nos países mais desenvolvidos. Um estudo recente descobriu que beber chá verde pode abrandar a progressão do cancro da próstata. Os participantes no estudo beberam cerca de 12 chávenas de chá verde por dia, durante 34 dias, e constatou-se que os mesmos mostraram sinais de abrandamento em termos da progressão do cancro da próstata.

 

Ajuda a prevenir o cancro oral

De acordo com um estudo recentemente publicado, pessoas com lesões orais pré-cancerígenas mostraram um abrandamento da progressão das lesões, através do consumo de um poderoso extracto de chá verde. Além disso, alguns participantes do estudo, mostraram sinais de que as suas lesões estavam a desaparecer por completo.

 

Pode prevenir e ajudar a tratar desordens no cérebro

Existe um estudo que demonstra o poderoso efeito do componente antioxidante EGCG do chá verde na prevenção e tratamento de desordens sérias no cérebro, como doenças relacionadas com a de Alzheimer ou Parkinson. Quando combinado com outro componente isolado, os elementos eliminam de forma terapêutica as proteínas amilóides, que se julga responsáveis por essas doenças no cérebro.

 

Pode fortalecer os dentes

Pesquisadores defendem que beber pelo menos uma chávena de chá verde por dia aumenta as hipóteses de manter os seus dentes à maneira que envelhece.

Os pesquisadores suspeitam que as moléculas anti-microbianas, designadas catequinas, presentes no chá verde causam esse benefício. Mas cuidado, se você gosta do seu chá com açúcar, pois o adoçante pode negar o efeito.

 

Ajuda a prevenir a demência

Pesquisadores descobriram recentemente que, quando o chá verde é consumido, o processo digestivo que decorre nos intestinos cria poderosos químicos que operam no sentido de proteger o corpo contra a doença de Alzheimer. Quando digeridos, estes químicos do chá verde previnem as toxinas associadas a esta doença e responsáveis pela destruição das células normais.

 

Ajuda a emagrecer

Beber entre 5 a 8 chávenas de chá verde por dia permite diminuir o peso, bem como a acumulação de gordura no seu corpo. O consumo de chá verde à muito que foi associado a um menor risco de cancro ou doença cardíaca, mas estudos demonstram o seu efeito benéfico na eliminação de gordura corporal.

Como vê, existem diversos benefícios do chá verde para a saúde, por isso, tente integrar este chá na sua alimentação quotidiana, de forma a optimizar a sua saúde a prevenir algumas doenças.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.