Rica Saude

Benefícios do balão intragástrico

balão intragástricoO balão intragástrico é um procedimento que tem vários benefícios. Desde logo, um dos grandes benefícios é o deste procedimento evitar cirurgias invasivas e, quem opta por este processo, tem normalmente uma taxa de sucesso elevada.

Como o balão intragástrico não é invasivo, é uma excelente opção para aqueles que preferem evitar os riscos envolvidos numa grande cirurgia. Isto é especialmente benéfico para os pacientes cujos IMC são demasiado elevados para se qualificarem para outros métodos invasivos de perda de peso. Os cirurgiões podem sugerir o balão intragástrico como o primeiro passo no sentido da perda de peso, sendo que outros passos podem passar mais tarde pela cirurgia.

O procedimento, geralmente, dura cerca de dez minutos e o tempo de recuperação é bastante rápido, normalmente um dia. Isto permite aos pacientes com famílias ou com horários de trabalho a possibilidade de obterem uma solução de perda de peso sem interferir com os seus horários e uma solução que não requere longas estadias no hospital nem onerosos tempos de recuperação. Os que escolhem este método para perder peso, normalmente ficam cerca de uma hora no hospital.

Como o balão intragástrico trabalha com o corpo simplesmente no sentido de controlar as porções, não existe um plano rigoroso de dietas associado a este método, com excepção dos primeiros dez dias após o procedimento.

O balão intragástrico treina o corpo para desejar pequenas porções de comida, de modos a que mesmo após a remoção do balão o paciente continua a comer pequenas porções. Deste modo, este método pode funcionar como um passo importante para a perda de peso duradoura. Aqueles que pretendem ter uma boa dieta associada ao balão intragástrico podem optimizar ainda mais os resultados obtidos e aumentar a taxa de sucesso.

Aqueles que escolhem o balão intragástrico como solução de perda de peso, podem esperar uma percentagem de cerca de 40% de perda de peso. Muitos pacientes reportam que, além da perda de peso, dormem melhor após o procedimento. Isto deve-se a complicações relacionadas com o peso, tais como a apneia do sono. A perda de peso irá reduzir a pressão na garganta e no sistema respiratório, o que torna a respiração mais fácil para pacientes que têm dificuldades durante o sono.

Imagem via Wikimédia Commons

Exit mobile version