Benefícios do abacate

Benefícios do abacate para a saúde

Benefícios do abacateO abacate pode ter um alto teor de gordura, mas isso não significa necessariamente que seja mau para a sua saúde. Na realidade, esta fruta tem muito valor nutritivo, pelo que os potenciais benefícios do abacate para a saúde são muitos.

A sua textura cremosa e sabor rico faz com que o abacate seja uma presença recorrente em muitos pratos. Devido ao seu alto teor de gordura, o abacate é por vezes em sandes ou saladas, em detrimento da carne.

 

O valor nutritivo do abacate

  • Gorduras saudáveis – A gordura constitui cerca de três quartos das calorias presentes no abacate. A maior parte da gordura é, contudo, monoinsaturada, que é considerada uma gordura saudável. Este tipo de gordura permite reduzir os níveis de mau colesterol no seu sangue e diminui os riscos de ter um ataque ou doença de coração.
  • Proteínas – Um abacate normal tem cerca de 4 gramas de proteínas, o que é muito mais do que a maior parte das frutas.
  • Açúcar – Os níveis de açúcar no abacate são baixos, quando comparados com outras frutas. Metade de um abacate tem cerca de 0,2 gramas de açúcar.
  • Vitaminas e minerais – Os abacates são uma excelente fonte de potássio e, além disso, são ainda ricos em vitamina C, vitamina K, vitamina B e vitamina E.
  • Fibra– Um abacate de tamanho médio tem cerca de 11 gramas de fibra, o que é quase metade da dose mínima diária recomendada.

Os benefícios do abacate para a saúde

Além das vantagens nutritivas associadas ao consumo de abacate, existem ainda outros benefícios para a saúde, como a redução do colesterol, diminuição do risco de diabetes, propícia a redução do peso corporal e ainda previne o cancro.

Os abacates ajudam a baixar o colesterol

Segundo alguns estudos científicos, o consumo de abacate pode ajudar a baixar os níveis do mau colesterol e fomentar o aumento do bom colesterol.

Os abacates podem diminuir o risco de ter diabetes e doenças do coração

Estudos sugerem que o consumo de abacate está associado a uma melhor qualidade na dieta, maior absorção de nutrientes, bem como redução do risco de síndrome metabólica.

Os abacates podem promover um peso corporal mais saudável

As pessoas que consomem mais abacate estão mais propensas a uma redução do peso corporal, bem como uma diminuição do índice de massa corporal.

Os abacates podem ajudar a prevenir o cancro

Os abacates são ricos em fitoquímicos, os quais são eficazes na prevenção do desenvolvimento de certos tipos de cancro.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.