Se existe alguma coisa que faz milagres pela nossa saúde são as sementes de chia. Este produto com sabor a noz contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudam a perder peso, a controlar a forme e a sentir-nos melhor. Para além disso, os seus benefícios para a saúde são imensos, e por essa razão queremos hoje aqui deixar as dez razões pelas quais deveria começar a consumir as sementes de chia.
As sementes de chia estão na moda. Todas as celebridades falam sobre elas, mas o mais provável será que não saiba quais são os seus benefícios. De Nova Iorque a Los Angeles, passando por Londres ou Portugal, as sementes de chia estão a tomar conta das dispensas um pouco por todo o mundo. Mas afinal o que faz com que sejam assim tão boas para a saúde?
Chia é uma palavra de origem maia. Pertence à família da menta e significa força. Durante milhares de anos a chia foi um alimento básico das civilizações maia e azteca, e com razão, já que as sementes de chia têm muitas vitaminas, minerais e ácidos gordos que ajudam o corpo a combater as gorduras, para além de muitos outros benefícios que vamos conhecer de seguida.
São ideais para desportistas, e uma escolha absolutamente saudável para o dia-a-dia de qualquer outra pessoa. Para além disso, estas nutritivas sementes podem-se adicionar a qualquer comida sem mudar o seu sabor. Nas sopas, nas saladas, nos iogurtes, nos cereais… É possível combiná-las com o que quisermos!
A nutricionista britânica Madeleine Shaw explica que as sementes de chia não contêm glúten, são saudáveis e têm Omega 3, antioxidantes e fibras. Aqui ficam alguns dos seus nutrientes:
- 5 vezes mais a quantidade de cálcio do que o leite.
- 3 vezes mais a quantidade de antioxidantes do que as amoras.
- 3 vezes mais a quantidade de ferro do que os espinafres.
- 2 vezes mais a quantidade de fibra do que a aveia.
- 2 vezes mais a quantidade de proteínas do que qualquer verdura.
- 2 vezes mais a quantidade de potássio do que as bananas.
Tabela de Conteúdos
Os 10 benefícios das sementes de chia:
1. Controlam a fome
As sementes de chia estão cheias de fibras, pelo que são uma boa opção para controlar a ânsia de comer. São fáceis de digerir mas criam uma sensação de saciedade que nos ajuda a controlar-nos para não andarmos a comer entre as refeições. É recomendável que sejam tomadas ao pequeno-almoço para nos mantermos em forma durante todo o dia. Podem ser adicionadas também ao leite ou aos cereais.
2. Sabem a noz
Uma coisa boa destas sementes é que têm um sabor ligeiramente suave e parecido ao das nozes. A nutricionista Madeleine Shaw recomenda que sejam tomadas em jejum.
3. Ajudam a manter uma boa hidratação
Absorvem entre 10 a 12 vezes o seu peso em água, o que ajuda a manter uma boa hidratação. São boas para desportistas e pessoas normalmente muito activas. Podem ser tomadas antes de ir para o ginásio ou de ir fazer uma corrida.
4. São uma fonte saudável de Omega 3
O Omega 3 é bom para o sistema nervoso central, para as células e para muitos dos nossos órgãos vitais. Para além disso mantêm a pele brilhante, bem como o cabelo. Sabe-se que as sementes de chia contêm mais deste ácido gordo do que alguns peixes como por exemplo o salmão.
5. Protegem dos efeitos nocivos do meio ambiente
Proteger-nos da contaminação ambiental, do fumo do tabaco ou dos raios UVA deve ser condição prioritária para a nossa saúde. Embora muitos não levem isto a sério, a verdade é que nos pode causar sérios danos à saúde. Consumir chia diariamente ajuda a estarmos melhor protegidos devido aos seus nutrientes.
6. São uma fonte adicional de energia
Se está à procura de uma solução para se manter activo logo desde a manhã ou para suportar melhor o desgaste do ginásio, então as sementes de chia são para si. Contêm o dobro do potássio das bananas e duas vezes mais a quantidade de proteínas do que qualquer outra verdura.
7. Ajudam a perder peso
As sementes de chia podem ajudar a encontrar o seu peso ideal. Graças à fibra que têm, ajudam no processo digestivo e controlam a fome. Para além disso, quando entram em contacto com a água formam uma camada hipocalórica que faz aumentar o seu peso dez vezes dentro do estômago, o que produz uma sensação de saciedade.
8. Aumentam a massa muscular
A chia proporciona um fornecimento extra de energia, e graças ao seu alto conteúdo em fibras e proteínas ajuda a aumentar a massa muscular e regenera os tecidos. São uma boa opção para substituir os batidos de proteínas depois dos exercícios no ginásio, para além de serem 100% naturais.
9. Acalmam as dores nas articulações
Tem dores nas articulações? Então as sementes de chia podem dar-lhe uma ajuda. Os ácidos gordos Omega 3 têm propriedades anti-inflamatórias, pelo que se tomar chia diariamente irá notar que as dores nas articulações irão reduzir-se substancialmente. Já os guerreiros aztecas diziam que curavam os problemas nos joelhos…
10. Propriedades depurativas e antioxidantes
As sementes de chia ajudam a eliminar líquidos e toxinas, regulam a flora intestinal, previnem a oxidação celular e beneficiam muitas outras funções que nos mantêm bem por dentro e fazem com que isso se note por fora.
Impressionante, não é verdade? Então o que espera para incluir as sementes de chia na sua dieta? E já agora, você conhece outros benefícios das sementes de chia que queira partilhar connosco?