Muito se fala que devemos consumir alimentos de diversas cores. Sabe porquê? Neste artigo vamos começar por falar dos alimentos com as cores verde e vermelha.
Tabela de Conteúdos
Alimentos de cor verde
A cor verde nos alimentos deve-se à elevada presença de clorofila, a qual ajuda na desintoxicação do organismo, limpando o sangue de toxinas. Mas para além disso, os alimentos de cor verde também são boas fontes de fibra, as quais ajudam a manter em movimento o sistema digestivo.
Benefícios dos alimentos de cor verde:
-
Podem reduzir o risco de vir a ter cancro
-
Mantêm em bom estado o sistema circulatório
-
Contêm luteína e zeaxantina, as quais ajudam a prevenir problemas com a visão e a osteoporose
-
Também têm vitaminas A, C, B9 e K, para além de ácido fólico
-
São uma boa fonte de cálcio, ferro e potássio
-
Há que assinalar que os vegetais de cor verde escura são especialmente ricos em magnésio. Este ajuda a manter o normal funcionamento de músculos e nervos.
Frutas e vegetais verdes: limão, pêra verde, abacate, kiwi, uva verde, mação verde, repolho, alface, couve, couve-de-bruxelas, brócolos, espinafres, alcachofa, espargos, acelga, aipo, salsa, pimento verde, etc.
Alimentos de cor vermelha
As frutas e vegetais de cor vermelha têm antocianinas e licopeno. Alguns estudos associam o licopeno encontrado nas plantas com a redução do risco de ataques cardíacos e de certos tipos de cancro, especialmente o cancro da próstata.
Benefícios dos alimentos de cor vermelha:
-
Ajudam a reduzir o risco de ter cancro e doenças cardíacas.
-
Contêm vitaminas A, B9 e C
-
São boas fontes de minerais como o potássio, que ajuda a conservar a memória, mantém o sistema imunitário saudável e limita o risco de ter infecções do tracto urinário.
Frutas e vegetais vermelhos: maçã vermelha, cereja, arando, uva vermelha, romã, framboesa, morango, rabanete, pimento vermelho, cebola roxa, ruibarbo, tomate, etc.