Rica Saude

Benefícios da vitamina D para a saúde

benefícios da vitamina DAlguns dos benefícios da vitamina D para a saúde, uma vitamina que também é designada de Calciferol, incluem a cura do raquitismo, a protecção contra a doença arterial periférica, o tratamento da osteomalácia, redução do risco de cancro, prevenção de fracturas ósseas e ainda o tratamento do rosário raquítico.

A vitamina D é uma vitamina essencial para a saúde dos humanos. É regularmente vista como uma vitamina de esteróides, porque aumenta o metabolismo e a absorção de cálcio e fósforo. A luz solar também fomenta a produção de vitamina D na pele.

No entanto, a carência de vitamina D pode causar problemas, como raquitismo nas crianças e osteomalácia nos adultos.

 

Sintomas relacionados com a carência de vitamina D

Os problemas de saúde relacionados com a deficiência de vitamina D são essencialmente a osteomalácia e o raquitismo. A osteomalácia é mais frequentemente encontrada em adultos e os seus principais sintomas assentam no aumento de fracturas ósseas, enfraquecimento muscular e desequilíbrio no andamento. O raquitismo é uma doença óssea que se encontra nas crianças e os seus sintomas incluem mãos e pernas arqueadas, devido ao amolecimento dos ossos.

Principais fontes de vitamina D

A luz solar é a principal fonte de vitamina D. Os raios ultravioletas provenientes do sol aumentam a celeridade com que a vitamina D é produzida na pele, bastando 15 minutos de exposição solar para atingir as suas necessidades de vitamina D. Mais fontes de vitamina D são encontradas em alimentos como sardinhas, salmão, cavala, entre outros. Outras boas fontes desta vitamina incluem a manteiga, gemas de ovos, óleo de fígado de bacalhau e peixes oleosos.

 

 Benefícios da vitamina D para a saúde

Existem vários benefícios da vitamina D para a saúde, mas vejamos os mais benefícios e aplicações desta vitamina:

Deste modo, de modos a garantir que você mantém um nível equilibrado de vitamina D no seu corpo, certifique-se que mantém uma dieta saudável, que integre fontes desta vitamina como as supracitadas e que, além disso, tem todos os dias um pouco de exposição solar, pelo menos cerca de 15 minutos, de modos a fomentar a produção da vitamina D na sua pele.

As vitaminas, como a vitamina D, são essenciais para ter um corpo e mente saudáveis.

Exit mobile version