A melancia é um fruto que, além ser bastante saboroso, acarreta ainda vários benefícios para a sua saúde. Entre estes benefícios estão a prevenção de desordens do rim, da pressão arterial elevada, prevenção do cancro, diabetes, doenças do coração, impotência, entre outros problemas.
À primeira vista, a melancia pode não parecer mais do que uma simples bola contendo água, mas existem diversas razões para consumir melancia, como você verá abaixo.
Tabela de Conteúdos
O valor nutritivo da melancia
A lista dos benefícios ou efeitos saudáveis provocados pelo consumo de melancia assenta essencialmente nos seus nutrientes únicos, vitaminas, minerais, bem como compostos orgânicos. Estes incluem quantidades significativas de vitamina C, cálcio, magnésio, fibra, proteínas e ainda potássio. Além do mais, contêm ainda vitamina A, vitamina B6, niacina, tiamina, e uma ampla variedade de carotenóides, fitonutrientes, incluindo o licopeno!
Estas componentes da melancia contribuem para um impacto significativo na sua saúde.
Comer melancia tem diversos benefícios para a saúde.
Vejamos abaixo com mais atenção os principais benefícios da melancia para a saúde:
Desordens nos rins
As melancias contêm muito potássio, o que ajuda na limpeza e expulsão das toxinas presentes nos rins. Além disso, é ainda útil na redução da concentração de ácido úrico no sangue, reduzindo assim as hipóteses de danos nos rins e formação de cálculos renais (mais conhecido por pedras nos rins). Como é rica em água, leva a que a pessoa que a consuma urine com mais frequência, o que também ajuda novamente à limpeza dos rins. Os antioxidantes presentes na melancia asseguram a boa saúde dos rins durante algum tempo e reduz concomitantemente os sinais de envelhecimento prematuro, como rugas e manchas na pele.
Previne a insolação
Esta fruta é eficaz na redução da temperatura corporal bem como da pressão arterial. Em muitos países tropicais, as pessoas comem este fruto de forma quotidiana, durante as tardes de verão, para se protegerem de uma potencial insolação. A grande quantidade de água na melancia também estimula a libertação dos líquidos excessivos, através do suor, o que permite arrefecer o seu corpo, durante os dias quentes do verão.
Pressão arterial elevada
As boas quantidades de potássio e magnésio presentes nas melancias são bastante benéficas, em termos de controlar a pressão arterial elevada, fomentando a sua redução. O potássio é considerado um vasodilatador, o que significa que liberta a tensão dos vasos sanguíneos e artérias, estimulando um maior fluxo de sangue e reduzindo o stress no sistema cardiovascular.
Os carotenóides presentes nesta fruta também permitem prevenir o endurecimento das paredes das artérias e veias, reduzindo deste modo a pressão arterial e as hipóteses de eclosão de outros problemas.
Prevenção do cancro
Os níveis substanciais de licopeno, uma substância carotenóide, são de realçar neste fruto, pois funcionam muito bem na prevenção do cancro. O licopeno, segundo vários estudos científicos, reduz o risco de vários tipos de cancro, como o cancro da mama, próstata e pulmões. Assim, como conjuga o potencial antioxidante da vitamina C com o licopeno, a melancia é uma excelente arma para prevenir o cancro.
Diabetes
Os pacientes com diabetes, que têm regularmente baixos níveis de energia, queixam-se muitas vezes de terem fome, devido à sua dieta. A melancia pode ser um bom suplemento para os diabéticos. Apesar de serem doces no sabor, uma fatia de melancia tem poucas calorias, uma vez que este fruto é composto em grande parte por água. Além disso, as várias vitaminas e minerais que encontramos na melancia, como o potássio e magnésio ajudam no funcionamento adequado da insulina no seu corpo, baixando assim os níveis de açúcar no sangue. A arginina, outro composto que encontramos na melancia, é bastante eficaz no aumento do impacto da insulina no açúcar no sangue.
Cuidados no coração
O licopeno, um carotenóide com níveis substanciais na melancia, melhora as funções cardíacas. O betacaroteno, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e de anti-envelhecimento, também mantém você jovem no coração e previne problemas cardíacos relacionados com a idade. Os diferentes compostos da melancia também ajudam a reduzir o colesterol e a manter o seu coração seguro de uma série de problemas.
Degeneração macular
A saúde da sua visão e a prevenção da degeneração macular está também assegurada, caso você consuma bastante melancia. Este fruto, como já vimos, é rico em betacaroteno, vitamina C, luteína e zeaxantina, o que permite proteger os seus olhos. Além disso, também asseguram a protecção dos seus olhos de problemas relacionados com o envelhecimento, como a cegueira e degeneração. Os antioxidantes neste fruto permitem proteger os seus olhos de outros problemas, como a secura ou o glaucoma.
Impotência
A arginina presente na melancia é óptima para o tratamento da disfunção eréctil e o efeito natural e estimulante deste químico pode melhorar a libido, reduzir a frigidez e despoletar um novo começo para a sua vida amorosa.
A melancia é, deste modo, uma fruta com diversos benefícios. Além dos supracitados, existem ainda alguns outros, como o facto do licopeno ser eficaz na reparação de tecidos danificados ou das sementes de melancia serem ricas em proteínas e gorduras saudáveis. As melancias também contêm fitonutrientes, que têm bons efeitos na saúde e funcionamento adequado dos órgãos internos e olhos.
Por isso, sempre que puder, coma muita melancia. É um óptimo fruto, que deve fazer parte integrante de uma dieta cuidada e alimentação saudável.