Os benefícios da manteiga crua

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

manteiga cruaA gordura dietética é, por vezes, mal vista quando devia suceder precisamente o contrário. Na realidade, esta gordura é um dos três macronutrientes vitais que o corpo requer para funcionar adequadamente. Entre muitas outras coisas, a gordura desempenha um papel importante no sistema endócrino, que é o sistema responsável pela produção de cada hormona que circula no nosso corpo e corrente sanguínea. As hormonas são os mensageiros químicos do corpo que ajudam a manter a homeostase e o equilíbrio.

 

O que é a manteiga crua, não pasteurizada?

A manteiga crua é uma manteiga que não é processada e pasteurizada, ao contrário do que acontece com a manteiga convencional. A manteiga crua conserva todos as vitaminas e minerais, ao passo que o procedimento de processamento da manteiga crua para pasteurizada retira muitos dos seus nutrientes iniciais.

Ao contrário da crença popular, os produtos lácteos pasteurizados são muitas vezes responsáveis por casos de intolerância à lactose e caseína (a principal proteína presente no leite). A lactose e caseína provavelmente nem são os problemas, pois estes podem recair na manipulação dos produtos lácteos.

A manteiga crua, tal como o leite cru, é segura e pode fomentar o seu bem-estar geral.

 

Os benefícios da manteiga crua

A manteiga crua é uma óptima fonte de gordura para o seu corpo e, além disso, acarreta vários benefícios para a saúde, como:

  • É uma fonte de vitamina A e D
  • Contém ácido láurico, o que ajuda nos problemas digestivos
  • Tem propriedades antioxidantes, que permitem combater a formação de células cancerígenas
  • Fomenta a saúde oral, isto é, ajuda a prevenir as  cáries dentárias, formação de placas bacterianas
  • Contém iodo, ao qual o corpo recorre, por exemplo, na tiróide
  • Contém gorduras saudáveis, que ajudam a equilibrar os macronutrientes no seu corpo

 

Manteiga crua vs. Manteiga pasteurizada

Atualmente, os produtos lácteos pasteurizados estão em todo o lado. Estes produtos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são assim tão saudáveis. Muitas vezes, estes produtos contêm hormonas e ingredientes artificiais que são adicionados para aumentar a validade dos produtos.

Os produtos lácteos pasteurizados também foram aquecidos, o que retira muitas das suas proteínas naturais e valor nutritivo, sendo adicionados outros elementos sintéticos (vitaminas e minerais) para compensar esta perda.

Obviamente, por algo poder ficar mais tempo no frigorífico, não significa que seja melhor para a sua saúde.

Infelizmente, além dos produtos como o leite ou manteiga pasteurizada serem quase uma norma, em muitos países, incluindo Portugal, os não pasteurizados são ilegais para consumo humano, pelo que pode ser difícil encontrar produtos afins não pasteurizados.

Contudo, muitos outros países já reconheceram o valor nutritivo destes produtos e a manteiga crua bem como outros produtos não pasteurizados estão disponíveis para consumo humano.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...