Rica Saude

Beije mais, seja mais saudável

beijoO beijo é algo que faz parte da nossa vida quotidiana. É uma forma de expressão dos nossos sentimentos, e de que muitas vezes nem sequer nos apercebemos de quanto é bom, não apenas para as relações, mas também a nível psicológico. É por tudo isso que hoje vamos falar sobre a importância e o efeito que os beijos têm sobre a nossa saúde.

O estado anímico tem muito poder sobre a nossa saúde, pois quando nos encontramos tristes, podemos mesmo realmente ficar mal fisicamente, uma vez que a parte psicológica e a física estão intimamente relacionadas e são partes de um todo. Por essa razão o beijo pode ser uma porta de entrada para a felicidade no nosso organismo, e consequentemente de uma sensação de bem-estar.

São muitos os médicos, psicólogos e sexólogos que partilham da mesma opinião, ou seja, que o beijo é uma forma de entramos em contacto uns com os outros. A boca e os lábios são a porta do desejo e um local erógeno, para além de ser uma zona muito sensível que desperta em nós o sentir e o erotismo. Mas a coisa não se fica apenas no sentido físico, pois também dá origem a uma série de processos físicos que começam no nosso organismo e que vão afectar o nosso estado anímico.

 

O beijo liberta hormonas que nos fazem sentir bem

Quando nos beijamos, o organismo liberta uma série de substâncias. Para começar, são libertadas uma série de hormonas como a oxitocina, a serotonina e a dopamina. Todas elas são as “culpadas” pelo despertar em nós de uma sensação de bem-estar, prazer e felicidade, fazendo com que nos sintamos melhor e mais felizes.

 

Viciados no beijo

Mas a coisa não se fica por aqui, uma vez que os beijos podem causar adição, pois quando nos beijamos é desencadeada de forma automática uma tempestade bioquímica no nosso cérebro, que vai receber uma infinidade de sensações que irão dar origem e um sentimento de felicidade e de bem-estar geral. É por tudo isto que os beijos sempre foram (e são) uma parte muito importante das nossas relações, e através dos quais recebemos um sem-fim de emoções e sensações.

É por todo isso que os beijos são o caminho perfeito para manter um bom sentido de humor, um bom estado anímico e consequentemente um estado psicológico óptimo. A verdade é que os beijos são uma terapia fácil e económica que todos devemos praticar diariamente para atingir a felicidade.

Exit mobile version