Bebidas isotónicas, uma moda ou uma necessidade?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

bebidas isotónicasVer os desportistas a beber bebidas isotónicas é a coisa mais normal do mundo, mas muitas vezes perguntamo-nos se é uma moda ou se realmente vale a pena.

As bebidas isotónicas são bebidas compostas por água, baixas doses de sódio, geralmente em forma de bicarbonato de sódio, açúcar ou glicose, magnésio, cálcio, potássio e outros sais minerais.

Algumas bebidas isotónicas também têm aminoácidos para repor a sua perda e carboidratos de absorção lenta para repor as reservas de glicogénio. As vitaminas mais recomendáveis são as hidrossoluveis (vitamina C e grupo B) já que este último está relacionado com o metabolismo da glicose.

São isotónicas porque contêm semelhante concentração de partículas (açúcares e sais minerais, fundamentalmente) que o sangue, o que favorece a sua rápida assimilação.

 

São realmente necessárias as bebidas isotónicas para os desportistas?

A verdade é que a função das bebidas isotónicas é ajudar a recuperar a glicose e os sais minerais para evitar a desidratação, a fadiga extrema e a acidificação que é provocada pelo esforço físico.

Mas efectivamente poderão provocar mais dores e tensões musculares. Realmente as bebidas isotónicas não são necessárias se não praticarmos um desporto extenuante (mais de uma hora).

 

Têm algum efeito secundário?

Em geral não têm nenhum risco para a saúde, mas do ponto de vista da alimentação natural as bebidas isotónicas não são muito recomendáveis já que (muitas) costumam conter corantes, aditivos químicos e edulcorantes artificiais.

 

Bebidas isotónicas caseiras

Faça a sua própria bebida isotónica com os seguintes ingredientes: um litro de água fervida ou mineral, uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher pequena (das de café) de sal marinho não refinado e o sumo de um ou dois limões (dependendo do tamanho). Se o desejar pode preparar a bebida com o sumo da fruta natural que mais lhe agradar. Misture tudo e já está.

Outra receita que também tem muito êxito entre os desportistas e que é muito saudável é feita à base de: Um litro de água, uma colher de sopa de vinagre de maçã e quatro colheres de sopa de melaço ou mel de cana. O seu efeito é remineralizante e ajuda muito na recuperação do esforço. Além do mais é muito mais económico que as bebidas isotónicas.

Outra receita: num recipiente de 2 litros coloca-se, 1 copo de sumo de laranja, 2 colheres de mel, 1 pitada de sal grosso, 1 colher de bicarbonato de sódio, e enche-se o resto com água. O sumo é para dar gosto. O mel pelas propriedades que tem. O sal para ajudar a repor o sódio e o bicarbonato para ajudar a “reduzir” o ácido lactico.

E vocês têm também alguma receita caseira para bebida isotónica para partilhar?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...