Nos muitos artigos aqui publicado, já aqui escrevemos várias vezes sobre os benefícios do café. O café é uma bebida que não deixa ninguém indiferente e que suscita todo o tipo de opiniões, a favor e contra.
Apesar das opiniões contraditórias, penso que podemos mesmo assim dizer que o café é benéfico para a saúde. Mas qual a quantidade de café que podemos beber diariamente? Segundo uma investigação publicada na revista especializada Hepatology, o café previne contra o cancro e reduz os riscos de se vir a padecer de alguma doença cardiovascular. Não perca as conclusões de um estudo que nos anima a desfrutar de uma chávena de café para despertar todas as manhãs.
Prevenção contra doenças cardiovasculares, cancro e diabetes
Se pertence ao grupo das pessoas que precisa de uma boa dose de café todas as manhãs para começar a trabalhar, então saiba que os resultados da investigação realizada pelo Instituto Nacional do Cancro em Bethesda (Estados Unidos) irão agradar-lhe. Sim, porque para além de estar a desfrutar do sabor de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, também irá estar a cuidar da sua saúde.
As conclusões do estudo demonstram que o café reduz o risco de se vir a sofrer uma doença cardiovascular, para além de ajudar a prevenir o cancro, de proteger contra a diabetes e até mesmo a manter o fígado saudável. Apesar de tudo, isto não significa que se deva beber grandes quantidades de café, já que o ideal segundo os especialistas seria uma ou duas chávenas por dia.
Dados oficiais dos Estados Unidos
Mas em que se basearam os cientistas para afirmar que o café tem assim tantos benefícios e propriedades para a saúde? Diversos estudos já demonstraram haver uma relação entre o consumo de café e um menor risco de se vir a desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares ou doenças relacionadas com o fígado.
Como base deste estudo, o Instituto Nacional do Cancro em Bethesda utilizou dados do inquérito Nacional de Saúde dos Estados Unidos e Nutrição (NHANES), realizado entre os anos de 1999 e de 2010.