Tabela de Conteúdos
Porque é que as pessoas escolhem a banda gástrica?
A obesidade pode causar uma série de problemas de saúde. O procedimento para colocação da banda gástrica geralmente é efectuado para ajudar na perda de peso e reduzir os riscos para a saúde relacionados com a obesidade. A banda gástrica pode ser apropriada para você se:
- Tiver obesidade mórbida
- Tiver uma condição geral que represente sérios riscos para a saúde
- Já experimentou perder peso da forma convencional, através de dieta e exercício físico, mas falhou em perder peso de forma significativa
Principais benefícios da banda gástrica
A perda de peso implica a redução dos riscos de saúde associados à obesidade. As motivações para obter uma banda gástrica variam de pessoa para pessoa, contudo os pacientes geralmente reportam:
- Perda de peso significativa
- Uma atitude diferente em relação à comida saudável
- Melhoria tanto na saúde como na mobilidade
- Melhoria no estado mental
- Aumento da auto-estima e da auto-confiança
Como funciona a banda gástrica?
Durante o procedimento, o seu cirurgião irá colocar uma banda ajustável em torno do seu estômago, de forma a criar dois compartimentos, mantendo uma abertura estreita entre eles, para assim a comida passar mais devagar. Existe um espaço limitado para a comida, pelo que assim a pessoa fica com a sensação de que está cheia. Após a comida passar pela abertura inferior do estômago, ela passa então pelo restante sistema digestivo.
Após o procedimento, a sua banda gástrica pode ser ajustada, dependendo de quanto peso você está perdendo e com que rapidez perde o mesmo. Fluido é, por vezes, injectado na banda para a apertar, processo que é conhecido como preenchimento.
Cuidados após a cirurgia
Você pode necessitar de ficar no hospital durante a noite para observação, embora algumas operações atualmente já permitam que o paciente não precise de pernoitar no hospital. É conveniente que a sua cirurgia seja realizada por um cirurgião bariátrico experiente que o possa aconselhar não só antes do procedimento cirúrgico, mas também após o mesmo, de modos a saber todos os cuidados que deve ter nesta nova fase.
Imagem via Wikimédia Commons