balão intragástrico

Balão intragástrico – O que é e como funciona

O balão intragástrico, também conhecido como balão gástrico, é um dos principais meios de tratamento para a obesidade. Na sua essência, o balão intragástrico tem como objectivo reduzir a sensação de fome e ajudar você a se sentir cheio por um período longo, após apenas ter ingerido pequenas refeições. Esta forma de tratamento para perda de peso pode ajudar você a perder peso sem recorrer a uma cirurgia invasiva.

Durante o procedimento, um balão macio é inserido no seu estômago através da sua boca com o recurso a um endoscópio (um telescópio fino e flexível). O balão é depois enchido com uma solução salina, para encher parcialmente o seu estômago, deixando menos espaço para grandes quantidades de comida e bebida. O balão gástrico é concebido para ser uma solução temporária e, geralmente, é removido após seis meses. Por vezes, é usado para ajudar você a perder peso suficiente para vir a ter uma banda gástrica ou cirurgia de bypass gástrico.

Sobre a colocação do balão intragástrico

Os balões intragástricos são inseridos sob a influência de sedativos num procedimento que normalmente leva entre 20 a 30 minutos. Trata-se de um procedimento relativamente menor, embora possa levar algum tempo até ao seu estômago se acostumar ao balão. Normalmente, você pode ir para casa no mesmo dia do procedimento ou então no dia seguinte.

Num pequeno número de casos, os pacientes podem não ser capazes de tolerar o balão até à totalidade dos seis meses e, quando isso acontece, o balão precisa de ser removido antecipadamente. Existe a possibilidade de isso acontecer nos primeiros dias após a colocação do balão, caso os efeitos secundários (que incluem náuseas e vómitos) não se resolvam ou sejam piores do que era previsto.

Colocar o balão intragástrico numa clínica especializada significa que você será tratado por um médico com a formação necessária para o aconselhar sobre as opções que tem e sobre a melhor forma de tratamento, antes de realmente enveredar por este tratamento com recurso a balão gástrico.

O balão intragástrico é, assim, um dos melhores meios de combate à obesidade, especialmente indicado para pessoas que têm dificuldade em perder peso através dos métodos e dietas convencionais ou que tenham receio de enveredar por uma cirurgia bariátrica.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Adblock Detectado!

Este blogue depende da publicidade para se manter online e com acesso gratuito. Por favor desligue o seu bloqueador de publicidade no nosso website.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.